Sustentabilidade

Hyundai e Kia planejam instalar painéis solares em veículos

A Hyundai Motor Company e a Kia Motors anunciaram planos para instalar painéis solares em seus veículos a partir de 2019. De acordo com as multinacionais sul-coreanas, as estruturas serão inseridas na parte superior ou nos capôs dos automóveis, complementando o sistema de energia existente.

Painéis solares em veículos

Em síntese, o conceito de inserir painéis solares nos tetos dos veículos não é novo. A ideia foi lançada por algumas empresas ao longo dos anos, que tentaram vender a tecnologia aos consumidores. Apesar de todos os esforços das montadoras, os consumidores nunca realmente aderiram aos painéis solares.

Mas, agora, a Hyundai e a Kia estão determinadas a transformar o mercado. As sul-coreanas estão apostando que 2019 será um verdadeiro divisor de águas em termos de energia solar. Em resumo, as multinacionais pretendem levar a tecnologia de recarga solar para seus veículos nos próximos meses.

Três gerações de sistemas

Conforme as empresas, serão lançadas três gerações de sistemas de carregamento solar. Só para ilustrar: o primeiro sistema será usado em veículos híbridos. O segundo sistema, para carros movidos a combustível fóssil. Enfim, o terceiro sistema será destinado a veículos totalmente movidos a bateria.

painéis solares 01
Os painéis não substituirão o sistema de energia existente dos carros, apenas os complementarão (Crédito: Hyundai/Kia)

Leia também:

  • A maior usina de energia solar flutuante do mundo já está funcionando na China (aqui)
  • China construiu uma usina de energia solar em forma de panda gigante (aqui)
  • Chernobyl está prestes a se tornar uma grande usina de energia solar (aqui)

No futuro, esperamos ver muitos tipos diferentes de tecnologias de geração de eletricidade integradas em nossos veículos. – Jeong-Gil Park (Executivo do Hyundai Motor Group)

De acordo com multinacionais, a tecnologia de primeira geração chegará aos veículos em 2019. Embora os prazos para a segunda e terceira geração não tenham sido anunciados, a longo prazo as empresas sul-coreanas estão determinadas a tornar seus veículos mais verdes e sustentáveis.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook