Sustentabilidade

Organização holandesa lança inovador sistema de limpeza oceânica

Após anos de estudo, a organização holandesa The Ocean Cleanup lançou seu sistema de limpeza oceânica. A estrutura, ainda em versão beta, tem como objetivo limpar o Great Pacific Garbage Patch (GPGP), no Oceano Pacífico Norte, que abrange a maior coleção de detritos marinhos do mundo.

Fundada pelo jovem holandês Boyan Slat, a organização desenvolveu um sistema com potencial de erradicar os plásticos que poluem os mares de todo o planeta. Em síntese, a tecnologia consiste em uma rede de telas capaz de coletar o plástico flutuante a um ponto central, para, então, reciclá-lo.

Limpando os oceanos

A ideia principal do sistema é deixar as correntes oceânicas fazer todo o trabalho. Em forma de “U”, a estrutura flutuante é impulsionada pelo vento e pelas ondas, que encurralam o plástico. Só para ilustrar: o sistema funciona analogicamente como um Pac-Man gigante, que “come” tudo pelo caminho.

organização holandesa 01
Só para ilustrar: o sistema funciona como um Pac-Man gigante (Crédito: The Ocean Clean Up)

Leia também:

  • Jovem de 22 anos desenvolve tecnologia para limpar oceanos de todo o planeta (aqui)
  • Estas 3 organizações estão lutando para salvar nossos oceanos (aqui)

O cronograma da organização holandesa

Inicialmente, o sistema será dedicado a limpar 50% do lixo existente no GPGP nos próximos cinco anos. Descoberta na década de 80, a região é composta por toneladas de plásticos quebrados. Em resumo, muitos deles são menores do que uma unha humana. Sendo assim, podem ser facilmente ingeridos por criaturas do mar.

organização holandesa 02
Em síntese, o GPGP abrange a maior coleção de detritos marinhos do mundo (Crédito: Shutterstock)

Teses preliminares sugerem que o sistema pode coletar plásticos de até um milímetro. Contudo, tudo vai depender agora da experiência prática. Enfim, a organização pretende eliminar 90% dos resíduos até 2040. Para atingir a meta, o sistema de limpeza oceânica deverá coletar cerca de 14.000 toneladas por ano.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook