Ciência

Afinal, onde está o Tesla Roadster de Elon Musk?

Há duas semanas, o CEO da SpaceX, Elon Musk, lançou seu Tesla Roadster de estimação ao espaço, a bordo do gigantesco Falcon Heavy, então considerado o foguete mais poderoso do mundo. O evento recebeu cobertura integral da mídia internacional, sendo assistido, ao vivo, por milhões de pessoas.

As três câmeras instaladas no veículo capturaram imagens épicas de nosso planeta, apresentando o globo terrestre em detalhes surpreendentes. A transmissão durou 4 horas e 39 minutos antes de encerrar por completo. Foi uma oportunidade única de assistir, em tempo real, a curvatura da Terra.

Tesla 01
As três câmeras instaladas no Tesla Roadster capturaram imagens épicas da Terra (Reprodução/YouTube)

Sim, a Terra é esférica!

Se ainda havia dúvidas de que nosso planeta não era esférico – sobretudo por parte dos terraplanistas, que seguiam disseminando suas “teorias” nas redes sociais –, a transmissão do Tesla Roadster direto do espaço, sendo conduzido pelo manequim Starman, sepultou de vez o ceticismo existente.

O lançamento do veículo levou, inclusive, a comissão organizadora do 1º Congresso Brasileiro Terra Plana a cancelar imediatamente o evento. Inicialmente marcado para 18 de março de 2018, o encontro pretendia reunir, em São Paulo (SP), terraplanistas de todo o Brasil para questionar as descobertas científicas.

Mas, voltando ao Tesla Roadster…

Passadas duas semanas do lançamento, a pergunta que muitas pessoas estão se fazendo é: onde está o Tesla Roadster de Elon Musk? Afinal, o carro ainda está inteiro? Foi atingido por algum asteroide? Sofreu algum tipo de radiação durante a jornada? Está próximo da órbita de Marte?

Apesar dos planos ambiciosos do CEO da SpaceX, o veículo esportivo acabou se desviando um pouco da trajetória inicial, excedendo a órbita do planeta vermelho e se deslocando ao Cinturão de Asteroides – uma região do Sistema Solar compreendida entre as órbitas de Marte e Júpiter:

Incomodado com o desvio de trajetória, o engenheiro Ben Pearson decidiu estudar a posição do veículo a partir dos dados da NASA. Após uma série de cálculos, Pearson não apenas descobriu onde estava o Tesla, como resolveu criar um site para todos aqueles que desejassem saber o paradeiro do veículo.

De acordo com o site Where is Roadster, o carro esportivo está a 3.933.525 quilômetros da Terra, restando ainda uma jornada de 219.434.734 quilômetros até o planeta vermelho. A velocidade do veículo atual é de 12.175 km/h (os dados levam em consideração o momento da publicação do texto).

Tesla 02

Segundo os cálculos de Ben Pearson, o Tesla Roadster continuará se movendo em órbita ao redor do Sol e deverá visitar as proximidades da Terra novamente no longínquo ano de 2091 – isso, é claro, se conseguir “sobreviver” no espaço até lá. Saiba mais sobre o paradeiro do veículo de Elon Musk clicando aqui.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook