Tecnologia

Este olho biônico experimental poderá ajudar cegos a enxergar

Pesquisadores da Universidade de Minnesota (EUA) construíram um protótipo de olho biônico com potencial de restaurar a visão de cegos. De acordo com a pesquisa, publicada há poucos dias, o dispositivo seria até mesmo capaz de oferecer uma visão sobre-humana para aqueles que já podem enxergar.

A equipe usou uma impressora 3D personalizada para construir o protótipo. Em primeiro lugar, os pesquisadores imprimiram uma base de partículas de prata no interior de uma cúpula de vidro. Em segundo lugar, inseriram polímeros semicondutores para imprimir fotodiodos sobre a base de prata.

Só para ilustrar: polímeros semicondutores são um tipo de plástico que permitem a condução de eletricidade. São fabricados artificialmente a partir de substâncias químicas oxidantes. Já fotodiodos são dispositivos que convertem luz em sinais elétricos. São feitos de um materiais semicondutores, como o silício.

Criando o olho biônico experimental

Em síntese, o processo de fabricação do protótipo levou cerca de uma hora. O resultado foi um olho biônico com 25,3% de eficiência em converter luz em eletricidade. Na teoria, o dispositivo poderá ser usado para converter informações do mundo real em sinais capazes de ser interpretados pelo cérebro humano.

olho biônico 01
Em síntese, o processo de fabricação do protótipo levou cerca de uma hora (Crédito: University of Minnesota)

Os olhos biônicos geralmente são considerados ficção científica. Mas agora estamos mais próximos do que nunca usando uma impressora 3D multimaterial. – Michael MacApline (coautor do estudo)

Isso significa que os cegos passarão agora a enxergar?

A resposta, no momento, é negativa. Como toda e qualquer tecnologia em estágio inicial, o olho biônico precisa de melhorias. Os pesquisadores não estimam transplantar o dispositivo em um humano tão cedo. Em resumo, uma cúpula de vidro provavelmente seria um incômodo se fosse implantada na órbita ocular.

Os pesquisadores da Universidade de Minnesota estão tentando descobrir uma maneira reproduzir a mesma funcionalidade em um material hemisférico macio. Além disso, eles pretendem adicionar mais receptores de luz no olho biônico experimental. Dessa forma, o dispositivo teria uma eficiência ainda maior.

Temos um longo caminho a percorrer. – Michael MacApline (coautor do estudo)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook

Leia também

Fechar