Virtualidade

Com estes óculos inteligentes, você poderá controlar suas músicas apenas movendo a cabeça

A empresa Bose está desenvolvendo um par de óculos inteligentes com o objetivo de adicionar uma “camada audível de informações e experiências” à nossa vida cotidiana. Com a nova tecnologia de “áudio em realidade aumentada”, os usuários poderiam controlar músicas e listas de reprodução apenas movendo a cabeça.

Enquanto as empresas em geral estão focadas no aspecto visual da realidade aumentada (buscando adicionar camadas extras visuais ao mundo real), a Bose, por outro lado, está mais preocupada com a interseção entre o som e a visão (com a finalidade de adicionar camadas extras à audição).

Controlando músicas apenas movendo a cabeça

Embora não possuam câmeras ou lentes integradas, como o Google Glass, os óculos são equipados com um pacote acústico minúsculo e um conjunto de sensores inteligentes. Com eles, os usuários são capazes de controlar suas músicas com comandos de voz, movimentos de cabeça e simples gestos de toque.

músicas 01
Os aparelhos são controlados por comandos de voz, movimentos de cabeça e simples gestos de toque (Crédito: Bose)

De acordo com John Gordon, Vice-presidente da Consumer Electronics Division, Bose AR será mais do que um par de óculos inteligentes; será o início de uma plataforma que englobará aplicativos, fones de ouvido e até capacetes. Em suma, o objetivo é construir a primeira plataforma de realidade aumentada de áudio do mundo.

Os óculos são compatíveis com Bluetooth e capazes de se integrar com as assistentes virtuais Siri (Apple) e Cortana (Microsoft). Os sensores dos dispositivos s incorporam aos sistemas operacionais iOS (Apple) e Android  (Google) para rastrear a localização e os movimentos do usuário em tempo real.

Ele [Bose AR] coloca o áudio em seu entorno, não imagens digitais, para que você possa se concentrar no incrível mundo ao seu redor, em vez de uma pequena exibição. –John Gordon (Vice-presidente da Consumer Electronics Division da Bose)

músicas 02
Os sons dos óculos são reproduzidos apenas para o usuário, não sendo percebidos pelos que estão à volta (Crédito: Bose)

Áudio em realidade aumentada

A essa altura, o(a) leitor(a) provavelmente está se perguntando: mas se eu posso controlar minhas músicas tão facilmente com meu smartphone, por que eu compraria os óculos inteligentes da Bose? Que tipo de experiências tão diferenciada a realidade aumentada baseada em áudio poderia me oferecer?

Pois bem. Imagine que você esteja no aeroporto, a caminho de Paris, na França. Com os óculos inteligentes, você receberia instruções desde a chegada do aeroporto até o seu portão de embarque. Se estivesse preocupado com o tempo, você poderia obter um relatório meterológico sobre as condições de voo.

Imagine agora que você tenha chegado em Paris e decida visitar o Museu do Louvre. Com o par de óculos da Bose, à medida que percorresse os corredores, você receberia informações sobre cada uma das obras de arte. É como se você estivesse com um guia turístico dentro de sua cabeça, em tempo real.

músicas 03
Com os óculos, você receberia informações sobre cada uma das obras de arte do Museu do Louvre (Crédito: Lyhyxx)

Segundo John Gordon, os óculos oferecerão infinitas possibilidades de viagem, aprendizado, música e muito mais. Os aparelhos poderão ser conectados a aplicativos que usamos todos os dias, removendo assim alguns dos grandes obstáculos que mantiveram a realidade aumentada à margem até os dias de hoje.

Os óculos inteligentes foram apresentados durante o South by Southwest (SXSW) 2018, um dos maiores festivais de inovação do mundo. Ainda em fase de protótipo, os aparelhos estão longe atingir as prateleiras, mas a Bose está trabalhando em conjunto com uma série de empresas para viabilizar a plataforma.

Embora a empresa não tenha divulgado quando os óculos inteligências estarão disponíveis ao público consumidor, a iniciativa, sem dúvida, tem potencial para se destacar no mercado, justamente porque ofereceria uma experiência completamente diferente da maioria dos produtos baseados em realidade aumentada.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook