Transportes

Uma nova geração de carros autônomos

A NIO, um fabricante de carros da próxima geração, anunciou que seus veículos autônomos estarão disponíveis nos Estados Unidos em 2020. Seu modelo chamado EVE chama a atenção por possuir inteligência artificial em um nível de aplicação superior ao visto nos atuais conceitos de carros autônomos.

A diferença da inteligência artificial do EVE, chamada NOMI, em relação aos atuais carros autônomos, é que a NOMI parece ser o primeiro assistente embarcado em carros capaz de efetivamente aprender sobre seus passageiros, seus hábitos e suas preferências.

Leia também:

  • Carros autônomos são o futuro? Ou seriam o presente? (leia aqui)
  • Coreia do Sul está construindo uma “cidade” para testar carros autônomos (leia aqui)
  • Futurista lista 56 profissões que serão ameaçadas pelos carros autônomos (leia aqui)

Por exemplo, os vidros do carro são utilizados como grandes displays para exibir informações sobre a navegação ou conteúdos relacionados a entretenimento.

A indústria automotiva está à beira de uma mudança profunda. Acreditamos que não são apenas os produtos e a tecnologia que devem mudar. [O que deve mudar] é a maneira como as pessoas usam esses produtos e toda a sua experiência de propriedade. – NIO

carros autônomos 01
Os vidros do carro são utilizados como grandes displays (Crédito: NIO)

Do ponto de vista automobilístico, a fabricante NIO obteve marcas significativas com o NIO EP9, como a velocidade máxima de 312 km/h, uma aceleração de 0 a 200 km/h em 7.1 segundos e autonomia de 426 quilômetros.

A NIO também aposta em parcerias de peso para sua entrada no mercado, tendo se associado a nomes como Mobileye, NVIDIA e NXP.

No passado, os carros davam às pessoas liberdade de mobilidade. No futuro, os carros darão mais um passo e libertarão as pessoas de dirigir, dando-lhes a liberdade de tempo. É um futuro que estamos animados para moldar. – NIO

O futuro dos transportes parece estar se construindo de uma maneira bastante interessante…

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Vinicius Soares

Engenheiro de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações e MBA em Marketing pela FGV. Atua no mercado de TIC há mais de 20 anos, com experiência em gestão de desenvolvimento de software, gestão de portfólio, marketing e vendas B2B. É especialista em Inteligência Artificial e em Estratégia de Produtos e Serviços em TIC. Fundador do AiNews Network e da Mais a.i., empreendimentos baseados em Inteligência Artificial, sendo o AiNews Network um site com conteúdo especializado em I.A. e a Mais a.i. uma empresa de consultoria, projetos e educação executiva, também em I.A.

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook