Cultura

Nossos futuros

Nossos futuros. É inevitável pensarmos no futuro que queremos para o Brasil durante esta eleição, principalmente porque o futuro é plural, imprevisível, mutante e incerto.

Nas escolas de Foresight, aprendemos a imaginar futuros plurais. Nos ensinam a eleger o nosso preferido e agir sobre ele de maneira prática para influenciar, antecipar ou criá-lo de acordo com a ética, e para que ele seja sustentável para nossa sociedade

Olhando para nosso Brasil, que carrega uma herança cultural pesada, uma conta econômica e política que se revela mais sórdida a cada dia, sabemos que estamos no início de uma mudança radical do país verde e amarelo. Despertamos coletivamente e agora, juntos, decidimos o que não nos serve mais como sociedade civil.

nossos futuros 01
É inevitável pensarmos no futuro que queremos para o Brasil (Crédito: Adobe Stock)

Leia também:

  • Futuristas aprendem a entender o mundo em transformação (aqui)
  • O futuro do Brasil (aqui)

O Brasil e os nossos futuros

Para os futuros do Brasil, temos inúmeras possibilidades. O futuro provável talvez seja um pouco melhor que o presente alargado. Esse onde claramente o povo não aceita mais tanta corrupção ou manipulação da massa para o benefício de pequenos grupos de honestidade questionável. Decidimos mudar o rumo da nossa história.

O futuro possível contempla todos os tipos de cenários e possibilidades, desde o mais complexo até o mais surpreendente, e precisamos nos preparar para surpresas positivas e negativas, porque os próximos anos, seja lá qual for o resultado da eleição atual, prometem ser ainda mais difíceis.

O futuro transformacional, plausível e ético é o Brasil dos nossos sonhos. Em algumas décadas talvez possamos nos orgulhar do que estamos começando agora. Neste Brasil positivamente imaginado, talvez os políticos já sejam éticos, trabalhem junto com sua população em uma parceria de confiança por algo que beneficia todos os brasileiros e tem um senso moral mais elevado.

Os nossos futuros

Para o futuro preferido ou desejado do momento emergente, talvez todos nós tenhamos que baixar nossas expectativas, deixar d lado nossos desejos pessoais, as palavras ferinas no debate sobre a eleição.

Temos que unir forças em torno da criação do Brasil do futuro, com níveis mais evoluídos de educação, mais consciência e respeito pelo que pode levar o país a níveis mínimos de vida com dignidade. Temos que buscar oportunidades para compensar a falta de emprego atual da era pós-digital e pós crise. Precisamos unir trabalhadores a empreendedores e empresários em uma economia mais distribuída e contemporânea.

Enquanto olharmos para o futuro a partir do passado não andaremos para frente!  Enquanto insistimos em velhas políticas, velhas culturas, velhas formas de liderança e gestão, não nos tornaremos um país avançado conectado ao mundo.

Mude seu pensamento, seu discurso, sua empresa, sua carreira e, principalmente, desperte! O futuro já se tornou o presente e temos muito trabalho para que o Brasil tenha um espaço relevante no futuro do mundo.


Aprofunde o seu conhecimento sobre o futuro. Conheça a W Future School, o canal de estudos online de alfabetização para o futuro, e a nossa Agenda de Cursos.

Viajamos o Brasil todo conectando pessoas e empresas com o futuro. Saiba também como levar a W Futurismo para uma palestra na sua cidade clicando aqui.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Jaqueline Weigel

Futurista, Humanista, Estrategista de Inovação, Instrutora de Liderança Exponencial e CEO da W Futurismo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook