Transportes

Na Noruega, todos os veículos deverão ser elétricos até 2025

25Desde os anos 90, a Noruega tem desenvolvido uma política de incentivo à população para utilização de veículos elétricos de emissão zero (Zero Emission Electric Vehicles – ZEEV).

A política de incentivo da Noruega

A diretriz adotada pelo Parlamento Norueguês apenas isenta os compradores de impostos de compra e importação. Além disso, torna os automóveis convencionais mais caros. Enfim, concede aos proprietários de ZEEVs o direito de estacionar gratuitamente nos centros das cidades.

noruega park
Estacionamento para ZEEVs

O sucesso da política foi grande. Até o final de 2016, mais de 100 mil automóveis já estavam percorrendo as estradas norueguesas. E, o melhor de tudo, sem precisar pagar pedágios nas rodovias – mais um benefício, aliás, de ter um ZEEV.

Segundo as estimativas do Parlamento Norueguês, todos os automóveis nas estradas norueguesas deverão ser elétricos até 2025. A partir de então, o país não comercializará veículos convencionais (a gasolina, diesel e gás metano).

A meta, embora pareça ambiciosa – são apenas 8 anos a partir de hoje –, está em parte bem encaminhada. Hoje, as vendas de veículos elétricos já compõem 37% do mercado automotivo norueguês.

Um futuro de carros elétricos?

Em todo o mundo, esforços similares estão pavimentando o caminho para um futuro de emissão zero. Além da Noruega, países como Reino Unido, Holanda e Alemanha estão trabalhando para desenvolver políticas que apoiem os ZEEVs.

Os esforços dos quatro países culminaram na criação da The International Zero-Emission Vehicle Alliance (ZEV Alliance), uma colaboração entre países, estados e municípios destinada a acelerar a adoção dos automóveis em todo o mundo.

A aliança, que também conta com 8 estados norte-americanos na composição (California, Connecticut, Maryland, Massachusetts, New York, Oregon, Rhode Island e Vermont) busca aumentar a consciência internacional sobre os benefícios do uso dos ZEEVs.

Somado aos esforços dos fabricantes de automóveis para reduzir o custo dos ZEEVs, tornando-os mais acessíveis aos consumidores, um futuro de automóveis elétricos pode não apenas ser possível a Noruega, mas para todo o mundo.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook