marte
Cultura

New Home é um conceito futurista de habitação para Marte

O projeto foi desenvolvido por dois designers da República Tcheca

A primeira missão tripulada a Marte poderá se tornar uma realidade em menos de uma década, se assumirmos uma perspectiva extremamente otimista. Mas, por maiores que sejam as estimativas de uma viagem bem sucedida, ainda existem muitas pontas soltas que precisam ser amarradas.

Um dos fatores que mais preocupam os cientistas é o transporte de materiais até o espaço. É inegável que os astronautas precisam de ferramentas e instrumentos para sobreviver em órbita. Contudo, quanto maior o número de itens transportados pelos viajantes, maior é o custo da missão.

Embora a impressão 3D tenha o potencial de resolver parte do problema – sendo usada para fabricar ferramentas e peças somente quando houver necessidade –, fica difícil acreditar que esta tecnologia poderá fabricar habitats inteiros para abrigar os colonizadores no planeta vermelho.

Afinal, como seremos capazes de construir colônias no menor intervalo de tempo possível – minimizando os riscos das radiações solar e cósmica – sem precisar levar maquinaria pesada da Terra?

New Home, um novo conceito para Marte

Após estudar as nuances da superfície marciana, os designers tchecos Marek Podlaha e Antónia Pohanková elaboraram uma alternativa não tão convencional para o problema, projetando uma espécie de “nave espacial inflável”.

marte 001

A New Home seria pré-fabricada na Terra e, uma vez em Marte, se expandiria (Crédito: Designboom)

Denominada New Home, a aeronave seria pré-fabricada na Terra com todas as instalações e sistemas de suporte vitais necessários, além de uma membrana de etileno tetrafluoretileno (ETFE) – um plástico à base de flúor com bastante resistência a radiações, corrosões e altas temperaturas.

Assim que a nave pousasse em Marte, a membrana de ETFE seria enrolada em torno da estrutura central e depois inflada com ar comprimido marciano, transformando-se em um habitat para os colonizadores.

Combinamos a pré-fabricação de estrutura autodescarregável e a utilização de materiais locais para minimizar a necessidade de ferramentas e máquinas ligadas à Terra. – Antónia Pohanková

marte 002

Após o pouso da aeronave, a membrana de ETFE se inflaria e ampliaria os espaços de vida (Crédito: Designboom)

Bambu em Marte

Por fim, os profissionais também propõem o cultivo de bambu dentro do habitat marciano para construções adicionais, criação de móveis e ferramentas e, ainda, como fonte de alimento (o broto de bambu é rico em nutrientes e vitaminas, sendo capaz de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares).

marte 003

Os designers sugerem o cultivo de bambu dentro do habitat marciano (Crédito: Designboom)

A planta é ideal para Marte porque pode suportar flutuações extremas de temperatura e não requer polinização para se reproduzir. Além disso, o bambu é o recurso natural que se renova em menor intervalo de tempo, não havendo espécie florestal equivalente em termos de velocidade de crescimento.

marte 004

O bambu é o recurso natural que se renova em menor intervalo de tempo (Crédito: Designboom)

A importância do design

É inegável que a humanidade deverá enfrentar uma série de obstáculos – tais como encontrar água, comida e oxigênio – para tornar realidade a primeira missão tripulada até Marte. Mas, na visão de Marek Podlaha e Antónia Pohanková, deveremos nos preocupar também com o design.

Eles acreditam que uma futura missão a Marte só será bem sucedida se as habitações contiverem espaço para que os viajantes, além de trabalhar, possam relaxar e se divertir. Em suma, o habitat deve ser confortável e confiável:

Eles [os colonizadores] terão de colocar toda a sua confiança no habitat e contar com isso. – Marek Podlaha 

Para os designers tchecos, o design do habitat é um elemento crucial, pois poderá afetar positivamente o estado mental dos colonizadores e, acima de tudo, garantir a sobrevivência humana no planeta vermelho.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook