Ciência

NASA planeja enviar robôs para explorar os poços lunares

Com a iminência da missão Artemis, prevista para retornar à Lua até 2024, os pesquisadores da NASA estão trabalhando para construir robôs capazes de explorar os poços lunares. As estruturas poderão não apenas abrigar recursos essenciais aos exploradores como pavimentar o caminho para um futuro assentamento lunar.

Explorando os poços lunares

Os buracos lunares se assemelham aos buracos terrestres. Muitos deles foram formados a partir de impactos com asteroides. Tal como na Terra, cientistas suspeitam que os buracos (ou poços lunares) podem abrigar cavernas maiores sob a superfície da Lua, as quais poderiam proteger humanos da radiação.

poços lunares 01
Um poço lunar fotografado pela NASA (Crédito: NASA)

É claro que os cientistas não têm certeza sobre isso. Para isso, seria preciso olhar de dentro dos poços lunares. Mas, afinal, qual é o problema? Em síntese, os especialistas também não têm certeza de que a exploração seja segura para os humanos. Conforme Kelsey Young, geólogo que estuda o processo de formação de cavernas:

Você não pode sempre dizer apenas da superfície qual caminho o tubo vai seguir. Alguns deles podem ser bastante sinuosos, e esses tubos são incrivelmente escuros. – Kelsey Young (geólogo)

É provável que você também goste:

Agora você pode ler e-mails através de sua própria pele

SpinLaunch assina contrato de lançamento com o Departamento de Defesa

Startup planeja construir “catapulta espacial” para lançar satélites em órbita

poços lunares 02
A NASA pretende enviar robôs lunares para explorar as depressões dos poços lunares (Crédito: NASA)

Robôs na Lua

É aí que entra o plano da NASA: enviar robôs lunares para explorar as depressões dos poços lunares. A agência espacial está desenvolvendo máquinas capazes de coletar dados sobre as covas. De acordo com William Whittaker, um roboticista da Universidade Carnegie Mellon que está liderando o projeto:

Da órbita, você não pode ter a proximidade necessária para ver os detalhes que importam. É por isso que precisamos de robôs. Existe uma maneira de entrar? Há saliências? Um robô pode fazer um rapel? Pode haver uma fissura, caverna ou abertura de caverna? – William Whittaker (um roboticista da Universidade Carnegie Mellon)

Criar robôs aptos a uma missão como essa não será nada fácil. Em síntese, as máquinas devem ser rápidas e ágeis. Devem percorrer muitos quilômetros em uma variedade de tipos de terreno. Além disso, os rovers precisarão ter a capacidade de fazer seus pró´rios julgamentos sobre quão perto podem chegar desses poços lunares.

O desafio está lançado!


Enfim, gostou da matéria?

Então siga o Futuro Exponencial no Facebook e no Instagram. Além disso, não deixe de acompanhar todos os nossos conteúdos semanais sobre futurismo, tecnologia, inovação, ciência e muito mais.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook