Ciência

NASA revela plano para produzir oxigênio em Marte

Nunca se falou tanto em Marte como nos últimos anos. Pousar no planeta vermelho será o maior projeto espacial que esta geração poderá presenciar. Sem dúvida, chegar na superfície marciana irá mudar completamente a perspectiva que temos de nós mesmos, enquanto humanos.

Mas verdade seja dita: se pousar em Marte já não é nada simples, sobreviver no planeta é algo ainda mais intangível. O que beberemos? O que comeremos? O que vestiremos? Onde nos abrigaremos? Estas são apenas quatro (de milhares de) perguntas que deveremos responder.

Mesmo que encontremos água, comida, vestimenta e abrigo, haverá um momento em que os colonizadores irão cansar de usar máscaras para respirar ou mesmo monitorar seus níveis de oxigênio. Quando esse dia chegar, deveremos pensar na possibilidade de tornar respirável a atmosfera marciana.

De que é feita a atmosfera de Marte?

Marte tem uma atmosfera muito fina para suportar facilmente a vida como a conhecemos. A atmosfera do planeta vermelho é cerca de 100 vezes mais fina que a da Terra e tem as seguintes propriedades:

  • 95,32% de dióxido de carbono;
  • 2,7% de nitrogênio;
  • 1,6% de argônio;
  • 0,13% de oxigênio;
  • 0,08% de monóxido de carbono;
  • Pequenas quantidades de outros elementos.

Já a atmosfera da Terra possui 78% de nitrogênio e 21% de oxigênio. Este contraste entre os elementos de cada um dos planetas faz com que o desafio seja ainda maior.

marte landscape
A atmosfera do planeta vermelho é cerca de 100 vezes mais fina que a da Terra (Crédito: Shutterstock)

Ainda não temos a tecnologia necessária para criar uma atmosfera respirável no planeta vermelho. Os cientistas jamais apresentaram soluções concretas para o problema. Os mais otimistas estimam que transformar a atmosfera marciana (o que se denomina terraformação) levaria centenas de anos.

É possível oxigenar Marte?

Enquanto alguns cientistas apostam na evolução do conhecimento humano para resolver a questão, a NASA acredita que a solução para tornar respirável a atmosfera marciana poderia estar na missão Mars 2020 Rover. Nela, seria conduzida o primeiro experimento para gerar oxigênio em Marte:

Segundo Robert M. Lightfoot Jr., atual diretor da NASA, o procedimento envolveria levar vida microbiana a Marte, como bactérias ou algas, que usaria o solo como combustível e depois expulsaria o oxigênio como produto.

marte rover
A missão Mars 2020 Rover realizará a primeira tentativa de oxigenar Marte (Crédito: Shutterstock)

O oxigênio poderia, então, ser aproveitado tanto para que os colonizadores pudessem respirar sem máscaras quanto para fazer combustível de foguete, possibilitando o retorno à Terra. Embora soe como ficção científica, experiências em laboratório mostraram que a técnica é possível.

Sobreviver em Marte é tão importante quanto chegar lá. É por isso que a NASA está ansiosa pela missão Mars 2020 Rover e acredita que a experiência terá um papel fundamental no futuro da humanidade.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook