Ciência

Novo vídeo da NASA mostra a Lua em resolução 4K

O Estúdio de Visualização Científica da NASA divulgou nesta semana um impressionante vídeo da Lua em resolução 4K. Com duração de 5 minutos, a produção audiovisual apresenta diferentes regiões do satélite natural da Terra, a partir dos dados coletados pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO).

Lunar Reconnaissance Orbiter

Orbitando a Lua desde 2009, a LRO vem realizando diversas descobertas sobre a evolução, morfologia e geologia do nosso satélite natural. Além de ter possibilitado a construção de um mapa topográfico, a sonda encontrou gelo dentro de crateras e cavernas, em regiões permanentemente sombreadas.

Atualmente, as imagens coletadas pela sonda estão  ajudando os cientistas a compreender melhor a idade das crateras, das bacias de outros elementos da superfície lunar; a entender os processos em todo o sistema solar; e, principalmente, a planejar futuras missões espaciais tripuladas.

Os novos dados que a LRO está reunindo nos ajudam a reinterpretar a geologia de lugares familiares, dando aos cientistas uma melhor compreensão da sequência de eventos no início da história lunar. – NASA

A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, que atualmente orbita a Lua (Crédito: NASA)

Observando a Lua em resolução 4K

O novo vídeo divulgado pela NASA apresenta a Lua como nunca antes vista, em impressionante resolução 4K. O termo se refere a uma resolução de tela horizontal na ordem de 4.000 pixels– o dobro da resolução horizontal e vertical dos televisores convencionais (1920×1080) e quatro vezes mais pixels.

Em nota, o Estúdio de Visualização Científica refere que o tour explora vários locais interessantes escolhidos para ilustrar as características do terreno lunar, além de destacar a evidência de água em forma de gelo em certos pontos próximos ao pólo sul do satélite natural da Terra. Confira o vídeo a seguir:

Embora tenha sido foi projetada para uma missão de um ano, a LRO já está em seu novo ano de atividade. Segundo a NASA, a sonda não apenas está contribuindo para expandir o conhecimento obtido durante as missões Apollo (1961-1975) como também está abrindo caminho para futuras explorações lunares.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook