Transportes

Elon Musk planeja transportar pedestres e ciclistas por meio de tubos subterrâneos

Elon Musk revelou que The Boring Company está mudando de foco para priorizar o deslocamento de pedestres e ciclistas. A empresa, que pretendia inicialmente transportar veículos em alta velocidade por meio de tubos subterrâneos, concentrará agora seus esforços nas necessidades do trânsito em massa.

Originalmente, o objetivo da empresa era criar uma rede tridimensional de túneis para aliviar o tráfego de Los Angeles. Mais tarde, a ideia foi atualizada e incluiu também o hyperloop – o sistema ferroviário que  Elon Musk propôs em 2013 –, com o objetivo de transportar pessoas ainda mais rápido.

Uma nova maneira de transportar pessoas

Mas agora, a empresa direcionará suas energias para oferecer serviços de transporte a pedestres e ciclistas. Embora Musk não tenha descartado a possibilidade de transportar individualmente veículos, como inicialmente pretendia, o empreendedor disse que as necessidades da massa devem ser priorizadas.

É uma questão de cortesia e justiça. Se alguém não pode pagar um carro, ele(a) deve ir em primeiro lugar. – Elon Musk

transportar 01
A empresa de Musk priorizará serviços de transporte a pedestres e ciclistas (Crédito: The Boring Company)

Em vez de um pequeno número de grandes estações (como um metrô), o sistema será formado por centenas de pequenas estações, do tamanho de vagas de estacionamento. A infraestrutura permitirá deslocar os passageiros com mais eficiência, além de se misturar perfeitamente com a paisagem da cidade.

Eu (…) poderia dizer que é um ônibus elétrico subterrâneo, autônomo, andando a 150 mph [241,40 km/h], que alterna automaticamente entre túneis e elevadores. – Elon Musk

Antevendo o ceticismo da grande mídia, Musk divulgou um vídeo apresentando o conceito. Na animação, é possível observar um pequeno grupo de pessoas entrando em um vagão futurístico, que é então conduzido por um elevador até o tubo subterrâneo. O restante da jornada você confere a seguir:

Os próximos passos da The Boring Company envolvem estabelecer conexões com MarylandChicago e Los Angeles. A iniciativa de transportar pessoas em vagões futuristas é bastante ambiciosa e, até que seja iniciada a verdadeira escavação, é difícil precisar se o projeto realmente ultrapassará o plano conceitual.

Contudo, em se tratando de Elon Musk – que recentemente lançou o gigantesco foguete Falcon Heavy com sucesso, colocando o seu Tesla Roadster de estimação em órbita terrestre –, o impossível parece, no final das contas, ser algo plenamente viável. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook