Los Angeles
Transportes

Esse modelo de cabine futurista poderá ser a solução para o trânsito de Los Angeles

Oto foi projetado pelo estúdio de arquitetura Oiio

O estúdio de arquitetura Oiio propôs um novo e radical modelo de transporte para enfrentar o congestionamento do trânsito de Los Angeles. Chamado Oto, o conceito é baseado em cabines móveis transparentes capazes de transitar facilmente pelas ruas das cidades e até mesmo “escalar” edifícios.

O projeto foi apresentado durante a competição AutoMobility LA Design & Developer Challenge. O desafio, que ocorreu entre os dias 30 de novembro e 9 de dezembro de 2017, reuniu empreendedores, engenheiros, arquitetos e designers para imaginar como seria a vida em Los Angeles em 2060.

Los Angeles em 2060

Ao analisar a estrutura dos veículos contemporâneos, a Oiio percebeu que nem todos os componentes internos dos automóveis são usados pelos passageiros durante as viagens. As pessoas não necessitam ter um veículo inteiro (com todos os seus elementos) para se locomover diariamente:

Quando uma ou duas pessoas são transportadas por carro, utilizam com sucesso o motor e dois dos assentos, mas os assentos remanescentes, bem como o tronco, constituem recursos desperdiçados para esse período de transporte específico. – Oiio

Los Angeles 01

Oto foi projetado pelo estúdio de arquitetura Oiio (Crédito: Oiio)

Convencido de que os veículos privados empregam recursos de forma desnecessária e que as pessoas precisam somente de partes específicas dos automóveis para transitar, o estúdio projetou um modelo alternativo de transporte contendo apenas dois elementos: o motor e a cabine.

A combinação entre design e automobilidade resultaria em mais eficiência e menos desperdício – tanto em termos de espaço quanto de recursos – para as cidades. Mas, sem dúvida, um dos aspectos mais ousados do modelo proposto é a capacidade de circular verticalmente, “escalando” prédios e edifícios.

Los Angeles 02

O conceito poderia se locomover tanto de forma horizontal quanto vertical (Crédito: Oiio)

Gerenciado pelo arquiteto grego Ioannis Oikonomou, o estúdio é conhecido por seus projetos ousados, tendo recentemente proposto o arranha-céu mais longo do mundo. Em forma de “U”, o edifício Big Bend teria cerca de 1.200 metros de comprimento caso fosse medido de ponta a ponta.

Agora, com Oto, Oiio pretende oferecer uma solução para o congestionamento de Los Angeles. O projeto foi um dos cinco finalistas na competição AutoMobility LA Design & Developer Challenge e, caso venha a ser implementado, poderá revolucionar a forma como nos locomovemos nas cidades.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook