Negócios

Conheça a Moby Store, a loja de conveniência autônoma que vem até você

O primeiro supermercado auto-dirigido do mundo “pousou” nas ruas de Xangai. Desenvolvida pela empresa Wheelys, em cooperação com a Himalayafy e a Hefei University of Technology, Moby Store é uma loja de conveniência autônoma, movida a energia solar, que vem até você com um simples clique no smartphone.

A opção por Xangai não foi à toa. A cidade é líder mundial em pagamentos móveis e tem um aspecto futurista semelhante ao retratado em Blade Runner (1982), que, na opinião da Wheelys, é fundamental para incentivar o design. De fato, a loja parece ter vinda direto de um filme de ficção científica, não é mesmo?

Moby Store frente
Crédito: Designboom/Wheelys

Moby Store, a loja de conveniência autônoma

Inegavelmente, quem já sentiu fome na madrugada e não encontrou nada para comer na geladeira está bem familiarizado com a necessidade de satisfazer suas “dores estomacais” sem sair da casa e, de preferência, sem ter que falar com ninguém no processo.

Em resumo, a Moby Store vem em ótima hora para solucionar essa dificuldade sofrida por muitas pessoas.

Só para ilustrar: Moby Store usa inteligência artificial, conexão com a nuvem e, ao filtrar o ar contaminado, ajuda o meio ambiente. Além disso, é totalmente movida a energia solar – os painéis solares na parte superior da loja são projetados para alimentar o motor elétrico do veículo e os equipamentos internos.

Moby Store fachada
Crédito: Designboom/Wheelys

Chamando a Moby Store

Em vez de você se deslocar até uma loja física e esperar em filas, Moby Store vem até você. Basta instalar o aplicativo em seu smartphone e verificar se há uma Moby está próximo. Depois, é só chamá-la. A loja autônoma não oferece qualquer interação com funcionários. Os consumidores são recebidos por Hol, o assistente holográfico.

Moby Store chamadas
Crédito: Designboom/Wheelys

Fazendo compras

Compras na Moby não poderiam ser mais fáceis: você digitaliza o que deseja comprar ou coloca em uma cesta inteligente que rastreie suas compras. Então você sai pela porta. Em síntese, em vez de esperar na fila, a loja carrega automaticamente seu cartão enquanto você retorna para casa.

Se a loja não tiver o que você precisa, você pode simplesmente usar a inteligência artificial da loja e fazer o pedido ao assistente Hol. Além disso, as compras estarão disponíveis para retirada na próxima vez que a Moby Store passar por você.

Moby Store compras
Crédito: Designboom/Wheelys

Emergências

Em síntese, a Moby Store também é uma mini farmácia, possuindo dispositivos de primeiros socorros e até mesmo um desfibrilador. Além disso, tem quatro drones implantados em seu telhado, que podem realizar pequenas entregas (medicamentos ou alimentos) com o toque de um botão.

Moby Store mulher
Crédito: Designboom/Wheelys

Reabastecimento automático

Moby Store também foi projetada para acompanhar as compras dos consumidores e usar a inteligência artificial para reabastecer automaticamente seu inventário. Desse modo, sempre que notar a falta de algum suprimento, a loja irá se deslocar até o armazém mais próximo – evitando viagens mais longas – e se reabastecer.

Moby Store loja interior
Crédito: Designboom/Wheelys

Período de testes

Só para ilustrar: a Moby Store atualmente está em fase de testes em Xangai. Durante o período, a Wheelys se certificará de que o aplicativo está funcionando corretamente. A experiência também demonstrará como os consumidores fazem as compras, já que apenas quatro pessoas podem caber dentro da loja ao mesmo tempo.

Para a Wheelys, a fase de testes será também fundamental para testar a capacidade da Moby Store se reabastecer. Enfim, se tudo correr bem, a empresa deverá estar pronta para produzir e vender as lojas em 2018.

Moby Store vans
Crédito: Designboom/Wheelys

O futuro das compras?

Moby Stores não apenas são móveis, práticas e mais fáceis de operar do que estabelecimentos físicos; são também muito mais baratas de construir e têm potencial para viabilizar o acesso a mantimentos em áreas rurais e zonas que não possuem um simples local para comprar itens essenciais.

Por todos esses motivos, a Wheelys acredita que a Moby Store é o modelo para o supermercado do futuro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook