Mobuno
Transportes

Conheça Mobuno, um sistema inovador de condução autônoma compartilhada

O projeto é uma alternativa aos sistemas de transporte urbano contemporâneos

Em parceria com o Institut für Urbane Mobilität (IUM), o estúdio de arquitetura Xoio projetou um sistema inovador de condução autônoma compartilhada. Intitulado Mobuno, o projeto é uma alternativa atraente e viável aos sistemas de transporte urbano contemporâneos.

Mobuno combina a flexibilidade dos táxis com a reação inteligente dos ônibus para buscar os passageiros e trilhar rotas específicas. O design permite que até 4 pessoas usem uma unidade simultaneamente. Havendo necessidade para mais pessoas, as unidades se encaixam umas às outras, formando uma cadeia.

Mobuno 01

Mobuno é um sistema inovador de condução autônoma compartilhada (Crédito: Xoio)

Mobuno, uma alternativa aos sistemas de transporte urbano

O sistema não exige ruas especiais, simplesmente se integrando aos padrões rodoviários. À semelhança dos modelos de transporte privados atuais, Mobuno é convocado para a localização do usuário através de um aplicativo. Uma vez dentro do veículo, o usuário é conduzido de forma autônoma para seu destino.

Mobuno 02

As unidades podem se estacionar em pequenos espaços (Crédito: Xoio)

Se o passageiro não se importar de dividir a corrida com outras pessoas, Mobuno pode ser alternado para o modo compartilhado. Neste caso, a unidade atuará como um ônibus reagindo de forma inteligente aos pedidos de outros usuários durante o percurso, consequentemente reduzindo os custos da corrida.

Quando em repouso, os veículos autônomos podem se estacionar em pequenos espaços. Equipadas com inteligência artificial, as unidades são capazes de se apertar e se reorganizar automaticamente na área de estacionamento conforme a necessidade, utilizando o espaço de forma inteligente.

Mobuno 03

As unidades possuem rodas esféricas, o que facilita o movimento pelas áreas urbanas (Crédito: Xoio)

Embora Mobuno tenha sido pensado para o transporte privado, Xoio não descarta a possibilidade de ser integrado à rede de transporte público em um futuro próximo. O estúdio de arquitetura está confiante de que o sistema poderá oferecer um novo nível de mobilidade nas cidades:

Acreditamos que as cidades de amanhã poderiam se beneficiar enormemente de conceitos tão realistas. – Xoio

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook