Transportes

Conheça MOBi-ONE, um novo conceito de táxi voador

A empresa AirSpaceX desenvolveu um novo conceito de táxi voador, com objetivo de acelerar os deslocamentos urbanos. Chamada MOBi-ONE, a aeronave elétrica é mais silenciosa do que um helicóptero, sendo capaz de transportar até quatro passageiros a uma velocidade de cruzeiro de 241 km/h.

O modelo foi apresentado durante o North American International Auto Show, uma exposição automobilística que ocorre anualmente em Detroit, Michigan (EUA). Com um design VTOL, MOBi-ONE decola como um helicóptero, reposicionando suas asas no ar para, então, voar como um avião.

Um novo conceito de táxi voador

Segundo a AirSpaceX, US$ 300 bilhões de dólares são desperdiçados todos anos em engarrafamentos nos EUA. Este valor abrange tanto os custos com gasolina quanto as perdas pela improdutividade. Os condutores ficam em torno de 42 horas no trânsito a cada ano, emitindo quantidades preocupantes de carbono.

MOBi-ONE surge como uma alternativa limpa e silenciosa ao transporte urbano. Projetado e construído pela empresa Detroit Aircraft Corporation, de propriedade da AirSpaceX, o modelo pode transportar de dois a quatro passageiros ou, ainda, cargas úteis de mais de 200 kg.

táxi voador 01
MOBi-ONE surge como uma alternativa limpa e silenciosa ao transporte urbano (Crédito: AirSpaceX)

A aeronave é equipada com quatro motores elétricos, conectividade de banda larga para Internet de alta velocidade e um sistema inteligente de prevenção de colisões. O modelo utiliza um sistema de propulsão elétrica distribuído, que o torna significativamente mais silencioso que os helicópteros.

MOBi-ONE pretende oferecer viagens aéreas limpas, seguras e a um preço razoável, mas tem potencial de ser mais do que um táxi voador. De acordo com a empresa desenvolvedora, a aeronave poderá ser utilizada para fins médicos, bem como para operações de resgate, pesquisa e vigilância.

táxi voador 02
MOBi-ONE tem potencial de ser mais do que um táxi voador (Crédito: AirSpaceX)

A norte-americana AirSpaceX está desenvolvendo uma versão em grande escala do MOBi-ONE, com o objetivo de obter a certificação da Federal Aviation Administration (FAA). Se tudo correr bem, a empresa já tem planos para implantar 2.500 aeronaves nas 50 maiores cidades norte-americanas até 2026.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook