Tecnologia

Estas máscaras de Halloween foram criadas por Inteligência Artificial

Um pesquisador norte-americano treinou um algoritmo de inteligência artificial (AI) para criar suas próprias máscaras de Halloween. O sistema foi alimentado com milhares de fotos da Internet e, após um curto período de aprendizado, conseguiu gerar dezenas de máscaras amedrontadoras.

Máscaras de Halloween geradas por AI

Para criar as máscaras, Reed usou uma classe de algoritmos de AI chamada Generative Adversarial Networks (GANs). Em síntese, o pesquisador alimentou o sistema com nada menos que 5.000 fotos de máscaras de Halloween. Todas as imagens foram retiradas do Google Imagens.

O que é tão assustador ou inquietante é que não é tão detalhado a ponto de mostrar tudo. – Matt Reed (funcionário da agência criativa Red Pepper)

Leia também:

  • Inteligência Artificial nas artes (aqui)
  • Músicos automatizados ou empoderados? (aqui)
  • Conheça Shelley, um sistema de inteligência artificial que escreve histórias de terror (aqui)

Dezenas de máscaras assustadoras

O projeto havia sido iniciado em setembro deste ano, mas os resultados não foram nada agradáveis. No entanto, com um pouco mais de insistência, o pesquisador conseguiu treinar o sistema de AI para criar dezenas de máscaras de Halloween. Só para ilustrar: algumas delas são realmente amedrontadoras.

máscaras de halloween 01
Em resumo, Reed alimentou o sistema com 5.000 fotos de máscaras de Halloween (Reprodução/Twitter)

O “problema” das máquinas é que elas realmente não sabem quando parar. Ela não vai parar de fazê-las [as máscaras]. – Matt Reed (funcionário da agência criativa Red Pepper)

Máscaras evocativas

Na opinião de Reed, o que é mais assustador – e inquietante – é que as máscaras não são tão detalhadas. Em síntese, elas “não mostram tudo”. Ou seja, cabe ao telespectador usar sua imaginação para entendê-las ou mesmo dar novos sentidos. Desse modo, as máscaras de Reed são convidativas e evocativas.

Isso deixa apenas o suficiente para sua imaginação conectar os pontos. – Matt Reed (funcionário da agência criativa Red Pepper)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook