planeta vermelho
Virtualidade

Mars 2030 é uma experiência de realidade virtual que leva você ao planeta vermelho

O jogo foi criado pela FMS Studios e contou com colaboração da NASA

Há décadas, cientistas discutem a possibilidade de colonizarmos Marte em um futuro próximo. O tema foi inclusive objeto de um recente discurso do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Na ocasião, Obama afirmou que a humanidade será capaz de chegar ao planeta vermelho até 2030:  

Nós estabelecemos um objetivo claro vital para o próximo capítulo da história da América no espaço: enviar seres humanos a Marte até a década de 2030 e devolvê-los de forma segura para a Terra, com a ambição máxima de um dia permanecer por um período prolongado. – Barack Obama

Apesar do otimismo de Obama, mesmos os Estados Unidos, que mantêm a liderança mundial em ciência e tecnologia, ainda não apresentaram uma proposta concreta para a viagem espacial. O planejamento mais detalhado até o momento vem de uma empresa privada – a Space X, de Elon Musk.

Ao que tudo indica, levaremos mais alguns anos (ou décadas) para pousarmos em Marte. Mas, enquanto isso não acontece, nada impede que possamos “provar” um pouco do que vem pela frente, não é mesmo?

Experiência imersiva no planeta vermelho

Uma nova experiência de realidade virtual nos dá agora a oportunidade de explorar o planeta vermelho como nunca antes. Criada pela FMS Studios, em colaboração com a NASA, Mars 2030 foi projetada para ser a imersão mais realista de Marte até hoje.

planeta vermelho 01

O jogo permite que os usuários explorem 40 km² de paisagem marciana (Crédito: Mars 2030)

Construído para ser a experiência mais realista de Marte até hoje, Mars 2030 foi mapeada com precisão e modelada a partir de dados de satélites orbitais reais do planeta vermelho. A experiência inclui dias marcianos completos, uma variedade de recursos visuais e abrange 40 km² de paisagem.

planeta vermelho 02

Mars 2030 foi mapeado e modelado a partir de dados orbitais reais (Crédito: Mars 2030)

Assumindo o papel de astronautas, os jogadores percorrem pela superfície e coletam amostras geológicas que revelam o passado do planeta. Além disso, podem estudar as amostras recolhidas dentro da estação de trabalho, caminhar pelo terreno e até controlar o Mars Rover.

planeta vermelho 03

Os jogadores podem até controlar o Mars Rover (Crédito: Mars 2030)

A simulação apresenta gráficos altamente detalhados, com condições realistas de tempo, pressão atmosférica e gravidade marciana. Para tornar a experiência mais real, touchscreens personalizáveis ​​exibem feedback em tempo real sobre a roupa espacial e o suporte de vida dos jogadores.

planeta vermelho 04

A simulação apresenta gráficos altamente detalhados (Crédito: Mars 2030)

A imersão é o foco principal do jogo. Gráficos e sons ambientais levam os usuários a acreditar que estão realmente em Marte. Os jogadores também podem analisar tecnologias e equipamentos considerados essenciais para as missões até o planeta vermelho. Confira o trailer de Mars 2030:

Mars 2030 está disponível para HTC Vive, Oculus Rift e, em breve, para Playstation VR.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação do Futuro Exponencial

Comentários no Facebook