submarinos
Transportes

Marinha Real Britânica revela como imagina os submarinos do futuro

Os conceitos foram encomendados pelo Ministério da Defesa do Reino Unido

A Marinha Real Britânica revelou uma série de conceitos para imaginar como os submarinos do futuro poderão se parecer. Embarcações em forma de arraias e torpedos em forma de peixes são algumas das ideias propostas para proteger os interesses do Reino Unido:

Os conceitos foram encomendados pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, que encarregou jovens para idealizar o futuro subaquático e projetar o submarino perfeito. Mais de 20 engenheiros integrantes da UKNEST – organização sem fins lucrativos focada em design naval – aceitaram o desafio.

A Marinha Real de hoje é uma das forças tecnicamente mais avançadas do mundo, e é por isso que sempre buscamos pensar de forma diferente e apresentar ideias que desafiem o pensamento tradicional. – Comandante Peter Pipkin

Os submarinos do futuro

Sem dúvida, os profissionais que trabalharam nos conceitos deixaram suas imaginações correrem soltas. O resultado foi um submarino avançado com uma boca de tubarão-baleia e o corpo de uma arraia. Ao imitar a natureza, a embarcação seria mais rápida do que qualquer outra atualmente em serviço:

submarinos 01

Os engenheiros imaginaram um submarino com boca de tubarão-baleia e corpo de arraia (Crédito: Royal Navy)

Esta nave-mãe seria capaz de lançar veículos subaquáticos não tripulados em forma de enguias, que carregariam ferramentas para diferentes missões. As enguias seriam capazes de danificar embarcações inimigas e de se dissolver ao final das operações para evitar a detecção:

submarinos 02

Veículos em forma de enguias carregariam ferramentas para diferentes missões (Crédito: Royal Navy)

Dentre as demais ideias, os engenheiros imaginaram que os submarinos não mais lançarão torpedos e mísseis no futuro. Os artefatos serão substituídos por drones capazes de encontrar e seguir embarcações, bem como se dissolver para evitar a detecção de inimigos, à semelhança das enguias.

Esses projetos notáveis ​​mostram a grande promessa dos nossos jovens engenheiros e cientistas e a grande ambição da Marinha Britânica. – Ministra da Defesa Harriett Baldwin

submarinos 03

Os submarinos lançariam drones capazes de encontrar e seguir embarcações inimigas (Crédito: Royal Navy)

Para os engenheiros envolvidos no projeto, os submarinos do futuro serão capazes de mergulhar até 1.000m, o dobro da profundidade que conseguem hoje. Para isso, as embarcações deverão ser construídas com materiais leves, impressos em 3D, e com designs inspirados em formas reais de vida marinha.

A corrida naval

Ciente de que o ritmo da inovação global aumentará nos próximos anos, a Marinha Real acredita que o Reino Unido poderá liderar a corrida naval, desde que mantenha sua liderança na tecnologia e habilidade humana.

O sucesso da Marinha Real sempre se baseou em uma combinação de tecnologia e habilidade humana. – Contra-Almirante Tim Hodgson

Dentro de 50 anos, haverá uma forte concorrência entre as nações para viver e trabalhar nos oceanos. Com isso em mente, a Marinha Real está olhando para o futuro e se equipando para proteger os interesses do Reino Unido.

O projeto Nautilus 100 – criado para marcar o 100º aniversário do lançamento do USS Nautilus, o primeiro submarino de energia nuclear do mundo – poderá ser um norte para inspirar as novas gerações, encorajando engenheiros a ser ousados, pensar radicalmente e transpassar fronteiras.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook