Tecnologia

Esta mão robótica pode girar um cubo quase tão bem quanto um humano

Especialistas da empresa openAI treinaram uma mão robótica para manipular objetos físicos com uma destreza sem precedentes. Ensinado completamente em simulação, o sistema Dactyl é capaz de girar cubos com tamanha fluidez que se assemelha aos movimentos de uma mão humana.

A mão robótica (Shadow Dextrous Hand, criada pela Shadow Robot) usa os mesmos algoritmos do OpenAI Five. (O projeto, aliás, vem sendo usado para treinar bots no jogo DOTA 2. Em síntese, todos os dias o OpenAI Five disputa o equivalente a “180 anos de jogos” contra si, aprendendo por meio do auto-play.)

Já o sistema centralizado na mão robótica, de autoria da OpenAI, é chamado de Dactyl. De acordo com a empresa, Dactyl foi ensinado inteiramente em simulação (domain randomization), sem intervenção humana. Durante o treinamento, o sistema aprendeu a manipular os cubos com uma destreza impressionante.

Nossos resultados mostram que é possível treinar agentes em simulação e fazê-los resolver tarefas do mundo real. – Elon Musk (cofundador da openAI)

Leia também:

  • Pela primeira vez, um robô realizou cirurgia ocular em humanos (aqui)
  • Pesquisadores desenvolvem o robô mais habilidoso do mundo (aqui)
mão robótica 01
Em resumo, a mão robótica pode manipular objetos físicos com destreza (Crédito: openAI)

A mão robótica da openAI

Para testar a destreza, a openAI inicialmente colocou um cubo na palma de mão robótica. Em segundo lugar, pediu ao Dactyl para reposicionar o cubo em uma orientação diferente. Treinado para usar um conjunto de estratégias semelhantes às humanas, o sistema alcançou, assim, o resultado desejado:

Nossa abordagem [domain randomization] aprende em uma simulação projetada para fornecer uma variedade de experiências. – Equipe da OpenAI

Enfim, um dos maiores desafios dos roboticistas é tornar as máquinas capazes de manipular objetos com precisão. Há quem diga que a empresa nada inovou. Mas a abordagem da openAI poderá, sim, contribuir para tornar a manipulação mais sofisticada e, eventualmente, transformar o futuro da robótica.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook