Cultura

Manifesto pelos Recursos Ocultos

Há água para todos. Há espaço para todos. Há comida e muitos outros recursos para todos. Nesse exato momento, alguém tem uma necessidade real por algo que você possui e não utiliza. E essa pessoa está a menos de seis graus de separação de você.

Mais acesso significa mais pessoas em condições de utilizarem recursos no momento em que precisam, pagando pouco ou nada por eles. Mais acesso significa movimento, conexão e energia. A energia que se gera cada vez que um recurso se movimenta, se propaga e se expande; gera novas sinergias. É o que alguns chamam Economia.

Mas não há Economia (do grego “gestão da casa”) sem a Ecologia (também do grego, “conhecimento da casa”), como diria Satish Kumar, fundador da Schumacher College:

Se não conhecemos nossa casa não podemos gerenciá-la, então a Ecologia vem antes. – Satish Kumar

É por um saber perene e vivo de qual é (e como é) essa nossa casa, quais são os elementos que a compõem e para promover a constante circulação desses recursos ora ocultos que nasce esse manifesto.

recursos 01
Mais acesso significa movimento, conexão e energia (Crédito: Shutterstock)

Por esses recursos ocultos é que acreditamos em:

  • Autonomia plena de cada indivíduo sobre aquilo que compartilha e que demanda;
  • O valor gerado por um recurso que circula é muito maior do que a posse inativa;
  • Ter conhecimento da casa e seus recursos;
  • Aplicação da lógica de redes para conectar nós;
  • Sustentação da energia da rede pela intenção proposta e pelos recursos existentes.

Tudo que resultar dessa interação estará em um novo estado de consciência sobre Ecologia, Economia, Cadeia Produtiva e Consumo.

Não há água disponível para todos. Não há espaço disponível para todos. Não há comida nem muitos outros recursos prontamente disponíveis para todos. Nesse momento, você tem uma necessidade real por algo que não está prontamente disponível.

Menos posse significa mais pessoas em condições de utilizarem recursos no momento em que precisam, pagando pouco ou nada por eles.

Mais acesso e menos recursos ocultos.


Fausto Vanin é um entusiasta das organizações em rede, e em breve irá materializar os princípios desse manifesto em uma ferramenta de tecnologia, construída de forma totalmente colaborativa. Se quiser fazer parte do projeto, envie seu nome completo e telefone de contato (c/ WhatsApp) para o e-mail contato@futuroexponencial.com.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Fausto Vanin

Entrepreneurship and Leadership in the Digital World

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook

Leia também

Fechar