Transportes

Maior avião já construído no mundo é revelado nos Estados Unidos

Um gigantesco avião criado para lançar satélites em órbita saiu pela primeira vez do hangar, nesta quarta-feira (31), para iniciar uma etapa de testes na Califórnia, nos Estados Unidos. Chamada Stratolaunch, a aeronave é um projeto da companhia Stratolaunch Systems, fundada em 2011 pelo filantropo e cofundador da Microsoft Paul Allen.

Stratolaunch é o maior avião do mundo por envergadura (ou seja, de maior distância entre as pontas da asa) e também o maior equipamento voador já construído. Com duas cabines unidas por uma asa de 117 metros, a aeronave pesa 227 toneladas e utilizará seis motores de Boeing 747 para levantar voo.

avião strato 01
Stratolaunch sai pela primeira vez de um hangar no deserto de Mojave (Crédito: Stratolaunch Systems)

Os planos do maior avião do mundo

O principal objetivo do Stratolaunch é transportar satélites para a órbita terrestre baixa, diminuindo a energia necessária para que possam chegar ao espaço. O primeiro plano de Allen é colocar em órbita o Pegasus XL, um foguete da empresa aeroespacial Orbital ATK usado normalmente para transportar satélites.

avião strato 02
A asa da aeronave tem 117 metros de envergadura (Crédito: Stratolaunch Systems)

Empresas privadas de todo o mundo estão competindo para tornar o espaço cada vez mais acessível – não apenas para astronautas treinados há anos, mas para qualquer pessoa. Mais do que uma aeronave, o Stratolaunch será uma plataforma para tornar o acesso ao espaço mais conveniente, confiável e rotineiro.

Isso marca um passo histórico em nosso trabalho para alcançar a visão de Paul G. Allen de dar acesso à órbita baixa da Terra – Jean Floyd (CEO da Stratolaunch Systems)

A Stratolaunch Systems acredita que a normalização do acesso à baixa órbita terrestre tem potencial para redefinir nossas vidas, criando mais oportunidades para que organizações comerciais, filantrópicas e governamentais possam impulsionar avanços para a ciência e para a tecnologia espacial.

avião strato 03
O Stratolaunch precisa percorrer pelo menos 3,6 quilômetros para levantar voo (Crédito: Stratolaunch Systems)

Enquanto um avião comercial convencional deve percorrer uma média de 2 quilômetros para levantar voo, o Stratolaunch precisa transitar pelo menos 3,6 quilômetros para a mesma finalidade. Uma vez no ar, o plano consiste em subir até uma altitude máxima de 10,6 quilômetros, colocar a carga em órbita e voltar.

A empresa anunciou que, nos próximos meses, começará a realizar os testes de voo nas pistas do deserto de Mojave, na Califórnia. Se tudo correr bem, a primeira demonstração de lançamento será realizada em 2019.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook