arranha-céus
Cultura

Um estúdio de arquitetura quer construir o maior arranha-céus do mundo

Conheça a Analemma Tower, o edifício que será suspenso do espaço por um asteroide

A tecnologia é incrível, não é mesmo? Quando pensamos que já vimos tudo, vem o mundo e nos surpreende com algo novo. Um novo conceito, um novo prédio, um novo arranha-céus, um novo design, um novo produto, um novo serviço. E até uma nova imagem como essa:

arranha-céus 01

Fonte: Cloudsao

Não, não é uma nave espacial. Não, também não é um cartaz do filme Arrival (2016). Estamos diante do mais novo projeto do estúdio de arquitetura nova-iorquino Clouds Architecture Office – a Analemma Tower, um colossal arranha-céus flutuante. Ele é tão grande que, bem, veja você mesmo até onde ele almeja chegar:

arranha-céus 02

Fonte: Cloudsao

O maior arranha-céus do mundo

O primeiro passo para construir um arranha-céus grandes é estabelecer as fundações – construções que ficam abaixo da terra para dar resistência ao edifício. Para isso, é necessário escavar em rocha sólida e inserir estruturas de ferro. Uma vez construídas, essas estruturas serão responsáveis pela sustentação dos vergalhões e dos primeiros andares.

Considerando que um dos itens mais importantes na construção de arranha-céus é a sustentação, você pode estar se perguntando: como Analemma Tower se manteria no ar? O que evitaria o edifício de desmoronar?

Essa é, sem dúvida, a parte mais fantástica do projeto. A Analemma Tower será pendurada em um asteroide em órbita há 31,086 milhas (aproximadamente 50 km) acima da terra!

arranha-céus 03

Fonte: Cloudsao

De acordo com o Clouds Architecture Office, ao colocar um grande asteroide em órbita sobre a Terra, seria possível conectar um cabo de alta resistência até a superfície. O arranha-céus poderá, então, ser construído em qualquer parte do mundo e transportado para sua localização final.

Segundo o projeto, a Analemma Tower será o edifício mais alto do mundo e almeja ser uma “cidade à parte”. Sua estrutura é dividida em setores residenciais (andares superiores) e comerciais (andares inferiores). Além disso, na base da torre será construído um shopping center para população em geral.

arranha-céus 04

Fonte: Cloudsao

Mas, talvez, um dos detalhes mais interessantes seja o fato de que o edifício poderá viajar diversos quilômetros por dia. Caso você decida adquirir um espaço na Analemma Tower, você mudará constantemente de visão de sua sala (ou de seu quarto), como se estivesse na janela de um avião:

arranha-céus 05

Fonte: Cloudsao

É de tirar o fôlego, não? Você acredita que o projeto seja possível de ser concretizado?


Para saber detalhes mais técnicos da Analemma Tower e conferir outras ilustrações, clique AQUI.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação do Futuro Exponencial

Comentários no Facebook