Virtualidade

Lentes de contato interativas estão mais próximas da realidade do que você imagina

Diante do ritmo acelerado da sociedade e do crescimento exponencial da tecnologia, parece que, em um futuro não tão distante, estaremos abrindo um novo capítulo na história evolutiva da Realidade Virtual (VR): lentes de contato interativas.

Em resumo, estamos avançando cada vez mais na produção de lentes de contato interativas, que adicionariam à nossa paisagem visual mundana uma camada de dados e informações, criando a Realidade Aumentada (AR).

Um dos projetos mais inovadores no segmento vem sendo desenvolvido pela Innovega, uma empresa de ótica fundada em 2009. O eMacula™, projetado pela empresa, é um revolucionário sistema de AR capaz de adicionar imagens ao mundo real.

Lentes de contato imersivas

O eMacula emparelha duas pequenas telas montadas com óculos e com um par de lentes de contato descartáveis modificadas. Ao colocá-las lado a lado, o dispositivo proporcionar ao usuário uma experiência imersiva.

Cada lente de contato tem dois filtros de luz. Enquanto um deles bloqueia a luz das telas, o outro permite a entrada, criando uma ilusão de ótica em que os dados flutuam na frente dos olhos do usuário.

Ao usar o dispositivo, os dados na tela se mesclam com o mundo exterior, criando uma experiência de realidade aumentada. Dessa forma, o usuário pode, por exemplo, ler seus e-mails flutuando em frente de seus olhos.

lentes de contato
Tanto as lentes de contato quando o display do eMacula são leves e discretos, e foram testados clinicamente por profissionais da saúde, optometristas, oftalmologistas e engenheiros.

Aplicações militares

O eMacula foi recentemente utilizado, em versão própria, pelo Exército dos Estados Unidos. Assim sendo, foi testado em situações hostis em todo o mundo.

No entanto, a Innovega acredita que o dispositivo tem enorme potencial tanto para lazer quanto para uso profissional. Por isso, redesenhou o projeto para, em breve, disponibilizá-lo ao público.

Com o barateamento da tecnologia, a Innovega estima que o eMacula seja vendido com valor até 20% menor que as lentes descartáveis comuns. A empresa está buscando parcerias com óticas para o desenvolvimento do produto em larga escala.

Aprovação da FDA

O eMacula também conta com a aprovação da Food and Drug Administration (FDA). Trata-se do órgão do governo dos Estados Unidos responsável pelo controle dos alimentos, equipamentos médicos e materiais biológicos.

A expectativa da empresa é que o produto entre no mercado de massa até o final de 2017. Em síntese, mundos virtuais e ambientes aumentados em breve não mais serão apenas produtos de ficção científica.

Enfim, assista ao vídeo de apresentação do eMacula™ clicando AQUI.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook