carro voador
Transportes

Conheça o Kitty Hawk Flyer, o mais novo ‘carro voador’

Segundo a fabricante, o veículo estará disponível no mercado até o final de 2017

Uma dúzia de empresas iniciantes, juntamente com grandes empresas aeroespaciais, estão assumindo o sonho de construir veículos aéreos. Ainda que as visões do futuro e os designs de cada carro voador sejam diferentes conforme a empresa, todas elas têm algo em comum: a crença de que um dia as pessoas serão capazes de pilotar seus veículos em torno das cidades.

O Futuro Exponencial recentemente divulgou dois protótipos de carros voadores que prometem reescrever a indústria do transporte aéreo. O Lilium Jet é o primeiro jato elétrico de decolagem vertical do mundo. Já o AeroMobil é um veículo com motor híbrido que funciona tanto como carro quanto como avião.

Embora ambos os veículos tenham funcionalidades próprias, foi divulgado ontem um novo protótipo, desenvolvido pela Kitty Hawk. O Kitty Hawk Flyer, como é chamado, é um “avião” totalmente elétrico que pode voar sobre a água:

Carro voador ou jet ski com asas?

Segundo a empresa – apoiada pelo cofundador do Google, Larry Page –, qualquer pessoa que deseje operar o “carro” será capaz de aprender a fazê-lo em poucos minutos. Além disso, considerando que o protótipo foi classificado pela FFA como “aeronave ultraleve”, não é preciso ter licença especial de piloto para conduzir o Kitty Hawk Flyer.

Todos nós temos sonhos de voar sem esforço. Estou animado que um dia, muito em breve, vou ser capaz de subir em meu Kitty Hawk Flyer para um voo pessoal rápido e fácil. – Larry Page

Embora o Kitty Hawk Flyer pareça muito mais com um “jet ski com asas” do que com um carro voador, a fabricante acredita que o veículo revolucionará o transporte aéreo, principalmente ao permitir que qualquer pessoa possa pilotar com segurança. Contudo, para que isso aconteça, é necessária antes a efetiva aprovação da FFA.

carro voador kitty

O Kitty Hawk Flyer em ação

O cientista da computação Sebastian Thrun, que está envolvido no projeto junto com Larry Page, tem dialogado frequentemente com a FAA para sanar todas as dúvidas sobre o Kitty Hawk Flyer. Ainda que as preocupações da entidade governamental sejam legítimas, Thrun está convencido de que a aeronave será um avanço para todos:

Eu acredito que todos nós temos que trabalhar juntos para entender como as novas tecnologias vão moldar o futuro da sociedade. – Sebastian Thrun

A Kitty Hawk planeja comercializar o veículo até o final de 2017.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação do Futuro Exponencial

Comentários no Facebook