Tecnologia

Conheça Kengoro, o robô humanoide que pode se exercitar e até mesmo suar

Pesquisadores da Universidade de Tóquio desenvolveram um robô humanoide com uma incrível capacidade de imitar os movimentos musculares. Chamada Kengoro, a máquina pode fazer flexões, abdominais e extensão lombar, e até mesmo suar durante a realização dos exercícios físicos.

O segredo da flexibilidade está na configuração esquelética-muscular do robô, que conta com 116 motores (chamados de atuadores) nas juntas para simular a contração dos músculos humanos. Para funcionar, a máquina é equipada com baterias nas pernas, que garantem até 20 minutos de exercício contínuo.

Kengoro, o robô que pode se exercitar e até mesmo suar

O robô possui estruturas musculoesqueléticas anatomicamente corretas. Suas mãos e pés contém cinco dedos, de modo a manter o equilíbrio e possibilitar a execução de movimentos complexos, e sua coluna vertebral tem articulações complexas, permitindo a rotação da cabeça e do pescoço.

Kengoro 00
Kengoro possui estruturas musculoesqueléticas anatomicamente corretas (Crédito: Science Robotics)

Já a transpiração serve para impedir o superaquecimento da máquina, evitando que pare de funcionar. O sistema circulatório é composto por tubos de água – que circulam através da armação de alumínio, resfriando o metal – e dezenas de orifícios – para que a água aquecida escape como vapor, liberando o calor dos motores.

Kengoro tem mais autonomia que muitos modelos humanoides lançados nos últimos anos, sendo capaz de mover seu corpo de forma bastante humana. O robô pode ainda ficar de pé – na ponta dos dedos dos pés – e até fazer  exercícios para tonificar o pescoço, virando a cabeça de um lado a outro.

Kengoro 01
O segredo da flexibilidade está na configuração esquelética-muscular do robô (Reprodução/YouTube) 

Embora tenha sido criado para aprimorar o conhecimento humano sobre os movimentos musculares, Kengoro poderá ser útil à indústria automobilística como manequim de teste de colisão, oferecendo leituras mais precisas do que os bonecos (dummies) estáticos, ou mesmo ser adaptado a missões de busca e resgate.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook