Ciência

Japão lança menor foguete espacial do mundo e entra para a história

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) fez história neste fim de semana, ao concluir com sucesso o lançamento do foguete SS-520-5. Com apenas 9,5 metros de altura e 52 centímetros de diâmetro, o veículo se tornou o menor do mundo a colocar um satélite na órbita terrestre.

O menor foguete espacial do mundo

O foguete SS-520-5 é uma modificação do modelo anterior (SS-520). Lançado originalmente em janeiro de 2017, o veículo não conseguiu chegar à órbita após um problema de comunicação durante o voo. Como resultado, tanto  o foguete quanto o satélite a bordo foram parar no fundo do oceano.

O lançamento do SS-520-5, apontado pela agência espacial como um mero “experimento de demonstração“, posicionou com sucesso o cubesat TRICOM-1R na órbita terrestre baixa (entre 350 e os 1.400 km acima da superfície terrestre). O dispositivo passará agora observar a Terra com um conjunto de câmeras.

A iniciativa japonesa faz parte de um novo movimento da indústria espacial, que busca diminuir os custos das missões espaciais. A utilização de veículos menores durante os lançamentos poderá abrir caminho para que startups  e pequenas empresas transportem cargas úteis ao espaço com maior frequência.

É o caso, por exemplo, da startup neozelandense Rocket Lab, que recentemente lançou seu primeiro foguete, de apenas 16 metros de altura (comparativamente, o foguete Falcon 9, da SpaceX, tem 54,9 metros). O lançamento foi considerado um sucesso, tendo colocado três pequenos satélites comerciais em órbita.

foguete tiny
O SS-520-5 se tornou o menor foguete do mundo a colocar um satélite na órbita terrestre (Crédito: JAXA)

A empresa SpaceX popularizou o conceito de foguetes reutilizáveis, elevando a corrida espacial a um novo patamar. Agora, os microfoguetes também estão entrando em cena, com o objetivo de reduzir os custos das missões espaciais e, acima de tudo, democratizar a exploração do cosmos no futuro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook