Tecnologia

Nova janela inteligente da Ford ajuda passageiros cegos a “enxergar” as paisagens

Funcionários da Ford desenvolveram um protótipo de janela inteligente que permite a passageiros cegos “enxergar” as paisagens do lado de fora. Chamado Feel The View, o sistema transforma o vidro do veículo em uma tela sensível ao toque, capaz de converter imagens em estímulos sensoriais.

A nova janela inteligente da Ford

Projetado em colaboração com a Aedo, uma startup que desenvolve produtos para deficientes visuais, e agência de publicidade italiana GTB, o dispositivo é equipado com uma câmera externa integrada, que converte a fotografia capturada pelo vidro da janela do passageiro em uma imagem em escala de cinza.

Os tons de cinza são, então, traduzidos em vibrações, que podem ser sentidas pelos dedos do passageiros na própria janela. O sistema gera até 255 níveis distintos de vibração (quanto menor o nível de cinza, maior a intensidade da vibração), permitindo que cegos experimentem a paisagem em seus mínimos detalhes.

O sistema transforma o vidro do veículo em uma tela sensível ao toque (Crédito: Ford)
[Isso] poderia contribuir para derrubar barreiras e tornar as viagens mais agradáveis ​​e inclusivas para as pessoas que vivem com perda de visão. – Robin Spinks (Gerente de inovação do Royal National Institute of Blind People)

Feel The View possui ainda um assistente de voz para ajudar os deficientes visuais a contextualizar as imagens capturadas pela câmera externa. O ajudante vocal é integrado com o sistema de áudio do veículo e utiliza inteligência artificial para descrever o cenário além da janela.

Procuramos melhorar a vida das pessoas e essa foi uma oportunidade fantástica para ajudar os passageiros cegos a experimentar um grande aspecto do ato de dirigir. – Ford

Uma nova linguagem tátil aos deficientes visuais

Embora seja considerado um excelente sistema de escrita tátil para deficientes visuais, o Braille deixa a desejar em vários aspectos. Para ser ter uma ideia, o Braille traduz a complexidade das texturas, nuances e sombras de uma montanha nevada em três dezenas de pontos pretos (⠎⠝⠪⠽⠀⠍⠳⠝⠞⠁⠔).

Enquanto os cegos precisam passar os dedos por uma série de solavancos para entender o contexto de uma montanha coberta de neve – e talvez nem chegar perto de compreender os detalhes –, a nova janela inteligente desenvolvida pela empresa propõe uma nova linguagem tátil aos passageiros.

Feel The View é apenas um protótipo, mas abre caminhos para inúmeras aplicações, sobretudo no contexto dos carros autônomos. Dispositivos como esses têm potencial de aprimorar a percepção espacial dos deficientes visuais, permitindo-os “enxergar” o mundo sob novas perspectivas.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook