Tecnologia

Como a Inteligência Artificial pode proteger a humanidade

É comum encontrar notícias sobre os riscos advindos da Inteligência Artificial (AI), que acabam endereçando medos relacionados à segurança e à eliminação de empregos. Este artigo, por outro lado, explora aplicações benéficas e impactantes de AI, capazes de contribuir significativamente para a manutenção e a melhoria da vida humana. Veja como a Inteligência Artificial pode proteger a humanidade:

Como a Inteligência Artificial pode proteger a humanidade

1. Tempestades solares

Em síntese, tempestades ou erupções solares podem interromper comunicações por rádio e sobrecarregar os sistemas de energia elétrica.

Dois pesquisadores de Stanford alimentaram um sistema de AI com a maior coleção de dados solares da NASA e, utilizando Machine Learning, foram capazes de prever quando uma região do sol permaneceria estável ou entraria em erupção com 87% de acuracidade – um conhecimento importante nesta era eletrônica.

Informações detalhadas: Stanford pair helping predict solar storms

2. Reconhecimento de comportamento

De fato, algoritmos estão aprendendo a prever as interações humanas.

Um deles, projetado pelo Laboratório de Ciências da Computação e Inteligência Artificial do MIT (CSAIL) analisou mais de 600 horas de vídeos do youtube para estudar o comportamento humano. Desse modo, depois disso ele foi capaz de prever ações 43% das vezes, apenas 28% menos que os humanos.

Informações detalhadas: Artificial Intelligence Algorithm Predicts the Future

3. Entendimento da saúde mental

Outra ferramenta com Machine Learning, desenvolvida pela Universidade de Harvard em Vermont, não só analisa fotos do Instagram para prever depressão de forma mais assertiva que diagnósticos pessoais com especialistas de forma geral, como também o faz utilizando imagens antes de qualquer diagnóstico oficial.

Sendo assim, ferramentas como essa podem ajudar pacientes a obter o tratamento adequado que eles ainda não estejam recebendo. Só para ilustrar: Instagram photos reveal predictive markers of depression

4. Meteorologia avançada

A Índia está construindo um supercomputador de 60 milhões de dólares para prever monções 10 vezes mais rápido que os sistemas atuais e proteger a humanidade. Em resumo, utilizando dados de balões, aviões e satélites, o computador irá gerar modelos meteorológicos de todos os 29 estados do país.

proteger 01
Em síntese, a Índia está investindo em meteorologia avançada (Crédito: Reuters)

De fato, saber quando e onde a chuva irá cair é vital para a agricultura e a infraestrutura da Índia. Informações detalhadas: India’s colonial-era monsoon forecasting to get high-tech makeover

5. Antecipando epidemias

Uma equipe de cientistas americanos desenvolveu uma AI com Machine Learning que correlaciona dados diversos para identificar – com uma acuracidade de 87% – quais espécies de morcegos apresentam tendência a hospedar e transmitir vírus como o Ebola.

Em resumo o algoritmo pode ajudar a antecipar epidemias virais e mitigar sua disseminação. Informações detalhadas: New AI Can Predict Where the Next Disease Outbreak May Be

6. Prevendo a expectativa de vida

Um supercomputador no Beth Israel Deaconess Medical Center, na cidade de Boston, possui dados de 250.000 pacientes ao longo dos últimos 30 anos. Em resumo, ele pode analisar estes dados rapidamente, podendo inclusive prever a expectativa de vida de um paciente com 96% de confiança.

Em suma essa tecnologia oferecerá aos médicos uma poderosa ferramenta para detectar enfermidades, definir tratamentos, prolongar a vida de seus pacientes e, enfim, proteger a humanidade. Só para ilustrar: This supercomputer knows when you’ll die

7. Direção defensiva

A Toyota está investindo 1 bilhão de dólares no Instituto de Pesquisa Toyota – o seu novo braço de inteligência artificial. O objetivo é viabilizar que sistemas reativos em veículos autônomos tenham efetiva capacidade de predição e evasão. A AI será capaz de monitorar padrões de tráfego e se adaptar a mudanças repentinas.

Em breve, todos os veículos possuirão esse sistema como um recurso de série para proteger a vida de seus passageiros. Informações detalhadas: Toyota investing in AI to enable its cars to predict events and take evasive action

8. Prevendo terremotos

O Watson – famoso sistema AI da IBM – processará enormes quantidades de dados sísmicos para detectar padrões e entender o movimento das placas tectônicas.

proteger 02
Em suma, a inteligência artificial poderá antecipar terremotos no futuro (Crédito: QZ)

Embora ele ainda não seja capaz de prever o próximo grande terremoto, ele oferece aos cientistas novas ferramentas para antecipar tremores, e poderá um dia oferecer avisos antecipados de atividades sísmicas intensas – salvando milhares de vidas neste processo.

Informações detalhadas: IBM wants to predict earthquakes and volcanoes with Watson


Traduzido de: Predictive AI – Seeing through the caos

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Vinicius Soares

Engenheiro de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações e MBA em Marketing pela FGV. Atua no mercado de TIC há mais de 20 anos, com experiência em gestão de desenvolvimento de software, gestão de portfólio, marketing e vendas B2B. É especialista em Inteligência Artificial e em Estratégia de Produtos e Serviços em TIC. Fundador do AiNews Network e da Mais a.i., empreendimentos baseados em Inteligência Artificial, sendo o AiNews Network um site com conteúdo especializado em I.A. e a Mais a.i. uma empresa de consultoria, projetos e educação executiva, também em I.A.

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook