Negócios

O impacto da inteligência artificial nas profissões do futuro

Os diversos relatórios apontam que é possível que, já em 2020, cinco milhões de postos de trabalho sejam extintos pelo avanço da tecnologia. Cerca de 40% dos empregos no setor jurídico podem ser substituídos pela Inteligência Artificial.

O impacto da inteligência artificial

No segmento contábil, AI já se mostra mais eficiente e precisa do que o trabalho feito por humanos neste setor. Vendedores, corretores e representantes já estão na lista de profissões que sofrerão adaptação radical ou extinção.

Preocupação ou um alerta? Alerta para quem anda distraído cuidando apenas do dia a dia sem uma real noção do futuro que se aproxima rapidamente.  É hora de encarar a realidade: não há volta. O mundo como conhecemos já começou a se despedir.

O comércio digital vem crescendo rapidamente, novas empresas apresentam propostas inovadoras, democráticas e acessíveis todos os dias, a indústria discute a transformação e 9 em cada 10 empresas debatem projetos de inovação acelerada.

inteligência artificial 01
Cerca de 40% dos empregos no setor jurídico podem ser substituídos pela Inteligência Artificial (Crédito: Shutterstock)

As forças de mudança, a tecnologia em convergência e combinatoriedade estão transformando modelos econômicos do mundo.

O Brasil ainda decepciona em sua performance: estamos em 69º lugar no Global Innovation Index e em 44º no ranking de Transformação Digital, atrás do Chile, segundo o Global Connectivity Index 2018.

O que falta para que o Brasil desperte rumo ao futuro do mundo? Cases globais mostram que países que estão à frente olham para o longo prazo, conectam seus ecossistemas sociais em todas as pontas e tomam decisões ousadas para garantir a construção do futuro abundante.

O mercado já mudou e vai mudar mais ainda

As 21 profissões da próxima década exigem pessoas capazes de construir o futuro que desejam.

Todas essas novas profissões ainda têm em comum o foco no bem estar do ser humano, na conexão de homens e máquinas, na integração do mundo físico com o virtual, dos serviços com a ética, e usam como premissa a Verdade Universal, de que não importa quão longe a tecnologia chegue, o homem deseja o toque humano em tudo o que faz.

Precisamos receber o novo mundo com inteligência, aceitar que a forma de atuação profissional vai mudar para todo mundo, e que você e seu negócio só terão espaço se as adaptações começarem agora.

Não se esquive desse assunto. Adiar pode significar dor extrema, perda acelerada e arrependimento. O futuro é para todos nós, que teremos que testar nossa persistência e resiliência pelos próximos 20 anos.

Movimente-se, aprenda, reflita, adapte sua rotina. Ou continue fazendo o que sempre fez e jamais diga que foi pego de surpresa. O mundo de prosperidade é de quem se antecipa e de quem renuncia ao que já se provou obsoleto.


Aprofunde o seu conhecimento sobre o futuro. Conheça a W Future School, o canal de estudos online de alfabetização para o futuro, e a nossa Agenda de Cursos. Viajamos o Brasil todo conectando pessoas e empresas com o futuro. Saiba também como levar a W Futurismo para a sua cidade clicando aqui.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Jaqueline Weigel

Futurista, Humanista, Estrategista de Inovação, Instrutora de Liderança Exponencial e CEO da W Futurismo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook

Leia também

Fechar