Ciência

Índia pretende enviar três astronautas ao espaço até 2022

A Índia revelou planos para enviar três astronautas ao espaço até 2022. A iniciativa foi anunciada nesta semana pelo Primeiro-ministro Narendra Modi. De acordo com ele, a missão será lançada com recursos da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) e envolverá um custo total de US$ 1,3 bilhão.

Em resumo, a nova série de missões, chamada Gaganyaan, será lançada a bordo do GSLV Mk III. O foguete foi  desenvolvido pela ISRO e testado duas vezes até hoje. O governo indiano espera lançar a missão até 202. Em síntese, o ano simboliza os 75 anos de independência do país, ocorrido em 15 de agosto de 1947.

Leia também:

  • Índia anuncia planos para pousar na Lua em 2018 (aqui)
  • Conheça os países e empresas privadas que pretendem levar os humanos de volta à Lua (aqui)
enviar 01
O Primeiro-ministro Narendra Modi anunciou os planos ambiciosos da Índia (Crédito: gadgets.ndtv)

Nosso país fez grandes progressos no espaço. – Narendra Modi (Primeiro-ministro da Índia)

Indianos no espaço

Só para ilustrar, apenas um indiano esteve no espaço até hoje: Rakesh Sharma. Em 1984, o cosmonauta entrou no espaço a bordo do foguete soviético Soyuz T-11, lançado do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Em suma, Sharma passou 7 dias a bordo da estação espacial soviética Salyut 7.

enviar 02
Só para ilustrar: Rakesh Sharma foi o primeiro e único indiano a ir ao espaço (Crédito: ISRO)

Índia planeja enviar astronautas ao espaço

Ao contrário do voo de Sharma, que teve participação do programa espacial soviético, a nova série de missões será inteiramente supervisionada pela ISRO. Em síntese, os primeiros voos de teste não tripulados devem iniciar em 2020. Sharma terá uma participação fundamental no programa, assessorando a ISRO.

Enfim, tão logo entender que a tecnologia está pronta para uso humano, a agência espacial indiana planeja enviar uma tripulação ao espaço. O plano envolve lançar três astronautas para orbitar por até sete dias a uma altitude entre 300 e 400 quilômetros. Se tudo correr bem, a Índia deverá mirar suas ambições à Lua.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook