ilustrações
Cultura

Essas 15 ilustrações mostram como as pessoas imaginavam o futuro há 100 anos

As imagens foram desenhadas pelo artista francês Jean-Marc Cotê

No final do século XIX, um grupo de artistas franceses foi convidado para imaginar como seria o mundo no ano 2000. A iniciativa originou diversas ilustrações, cada qual retratando os principais avanços científicos que a humanidade possivelmente alcançaria até o final do segundo milênio.

Reunidas em uma coleção chamada En L’An 2000 (no ano 2000, em francês), as ilustrações seriam divulgadas durante a Exposition Universelle de 1889 (em Paris). Contudo, por falta de verba, jamais chegaram a ser exibidas, sendo posteriormente usadas em pacotes de cigarros e cartões postais.

As ilustrações de Jean-Marc Cotê

Embora muitas imagens tenham sido extraviadas pelo tempo, parte da coleção acabou sendo redescoberta pelo autor de ficção científica Isaac Asimov, na década de 80. O autor adquiriu o único conjunto conhecido de cartões postais, originalmente ilustrado pelo artista francês Jean-Marc Côté.

Em 1986, Asimov publicou dezenas de ilustrações do artista no livro Future Days: A Nineteenth Century Vision of the Year 2000. Confira, então, a seguir o futuro imaginado por Jean-Marc Cotê:

1. Fazendas automatizadas

ilustrações 01

2. Máquinas de barbear automatizadas

ilustrações 02

3. Varredores elétricos

ilustrações 03

4. Banheiros com robôs

ilustrações 04

5. Máquinas de chocar ovos

ilustrações 05

6. Casas móveis

ilustrações 06

7. Orquestras automatizadas

ilustrações 07

8. Metrôs aéreos

ilustrações 08

9. Policiais voadores

ilustrações 09

10. Correios aéreos

ilustrações 10

11. Bombeiros aéreos

ilustrações 11

12. Asas robotizadas

ilustrações 12

13. Alfaiates automáticos

ilustrações 13

14. Esportes subaquáticos

ilustrações 14

15. Máquinas de injetar livros nos cérebros

ilustrações 15


P.s.: As ilustrações da coleção En L’An 2000 foram impressas na França em 1899 (logo após a Exposition Universelle), 1900, 1901 e 1910, originalmente sob a forma de cartões de papel fechados para caixas de cigarros e charutos e, mais tarde, como cartões postais.

Existem pelo menos 87 cartões conhecidos que foram criados por vários artistas franceses. Infelizmente, muitos deles foram extraviados pelo decurso do tempo. Contudo, as ilustrações resgatadas pelo escritor Isaac Asimov estão disponíveis gratuitamente na Wikimedia Commons.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook