Transportes

Hyperloop, o conceito de transporte de alta velocidade, está chegando à China

O governo chinês assinou há poucos dias um contrato com a Hyperloop Transportation Technologies (HTT). A iniciativa envolve a construção de uma pista para um sistema de transporte futurista de alta velocidade. Em resumo, a nova faixa será construída em Guizhou, na região sudeste do país.

O que é mesmo o hyperloop?

O hyperloop é um conceito inovador de transporte de alta velocidade. Popularizado pelo empreendedor bilionário Elon Musk, o sistema envolve a levitação magnética (maglev) de pods. Em síntese, esses “vagões” são capazes de transportar passageiros ou cargas da extremidade de um tubo para outro.

Leia também:

Em alta velocidade

O acordo inicial entre a HTT e o Tongren Transportation & Tourism Investment Group abrange a construção de uma pista de testes de 10 km. De acordo com Ben Cooke, diretor de relações públicas da HTT, o patamar é um excelente ponto de partida para otimizar o sistemas de passageiros antes de expandir a linha.

alta velocidade 01
A nova faixa será construída em Guizhou (Crédito: HTT)

Além disso, com uma pista de 10  km, o hyperloop poderá atingir novos recordes de velocidade. Segundo Cooke, em uma confortável aceleração de 1g será possível chegar a 1.079 km/h. (Só para ilustrar: o modelo da concorrente Virgin Hyperloop One chegou a “míseros” 387 km/h durante uma fase de testes.)

Desafiador, mas possível

Conhecida por sua paisagem montanhosa incomum, Tongren servirá como um bom campo de testes. A topografia da cidade permitirá que a HTT refine seu método e aprimore a tecnologia usada na construção. De acordo com Ben Cooke, diretor de relações públicas da empresa, o processo será desafiador:

Será um desafio, mas é bastante factível com a tecnologia existente. – Ben Cooke (Diretor de relações públicas da HTT)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook