Transportes

Conheça Hydropace, um novo conceito futurista de transporte público

Um designer holandês projetou um novo conceito futurista de transporte público. Concebido para ser uma alternativa limpa e rápida às estradas congestionadas, o catamarã elétrico Hydropace é capaz de acomodar até 20 passageiros, incluindo dois membros da tripulação na cabine.

De acordo com Cas Dahmen, Hydropace combina elementos do “tapete voador” Hydrofoil, que se eleva acima da água ao atingir uma certa velocidade, e do trem-bala japonês Shinkansen. Em síntese, o modelo foi desenhado para áreas costeiras urbanizadas, como Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Autônomo, elétrico e espaçoso

Conforme o designer holadês, o veículo tem autonomia de nível cinco. Isso significa que não exige intervenção humana ou mesmo precisa de qualquer dispositivo de direção. Justamente por não possuir leme, a cabine do catamarã é bastante espaçosa e pode acomodar tranquilamente 20 passageiros.

O catamarã elétrico Hydropace é capaz de acomodar até 20 passageiros (Crédito: Cas Dahmen)

Com design futurista e motores elétricos alimentados por baterias de íons de lítio, Hydropace foi desenhado para ser um transporte público de alto nível. Em resumo, o veículo é destinado a executivos, empresários, magnatas e turistas que desejam viajar com segurança – e em alta velocidade.

O modelo seria capaz de atingir mais de 100 km/h (Crédito: Cas Dahmen)

Hydropace, o futuro do transporte público?

O teto do catamarã é composto por uma janela de vidro em forma de bolha. Conforme Dahmen, a ideia é fornecer uma vista panorâmica aos passageiros. Além disso, criar um espaço interno com muita luz natural. O veículo inclui ainda banheiros e uma cozinha, localizada na parte traseira da cabine.

O veículo inclui ainda banheiros e uma cozinha (Crédito: Cas Dahmen)

Hydropace foi recentemente apresentado no Royal College of Art de Londres. Embora faça parte de um projeto de pós-graduação, Cas Dahmen pretende sair em busca de parcerias para tornar o veículo realidade. O designer holandês está confiante de que o futuro do transporte será nas águas.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook