Transportes

Conheça Hover Coupé, um novo conceito retrofuturista de carro voador

O estúdio de design Lazzarini projetou um conceito de carro voador influenciado pela icônica marca de carros italianos Isotta Fraschini. Chamado Hover Coupé, o modelo combina estética retro com tecnologia de ponta para imaginar como poderia ser o futuro do transporte pessoal.

Para o designer italiano e fundador do estúdio, Pierpaolo Lazzarini, é importante pensar sobre o futuro, mas sem  esquecer do passado. Hover Coupé é uma materialização perfeita da ideia, tendo sido inspirado no modelo de luxo Tipo 8, produzido pela Isotta Fraschini entre os anos 1919 e 1924.

Inspirado pela Isotta Fraschini, uma lenda italiana pura, aqui na Lazzarini Design jogamos com nossa imaginação para relançar a marca de uma forma futurista. E sem precisar de uma única roda. – Lazzarini Design Studio

Hover Coupé 01
O conceito foi inspirado no modelo Tipo 8, produzido no início do século XX (Crédito: Lazzarini Design Studio)

Conheça Hover Coupé

O modelo é equipado com hélices para torná-lo capaz de decolar e aterrissar verticalmente (VTOL), semelhante a um drone, e quatro turbinas a jato, semelhantes às usadas pelos aviões comerciais, mas com menor diâmetro. Segundo o estúdio, o veículo voador poderia alcançar uma velocidade máxima de 550 km/h.

Hover Coupé 02
Hover Coupé combina estética retro com tecnologia de ponta (Crédito: Lazzarini Design Studio)

Semelhante a um drone na manobrabilidade, Hover Coupé poderia girar com facilidade para a esquerda e para a direita pela liberação do ar disponível dentro das turbinas. O automóvel é equipado ainda com abas ajustáveis localizadas abaixo do chassi, de modo a facilitar a estabilidade no ar.

Hover Coupé 03
O automóvel é equipado ainda com abas ajustáveis localizadas abaixo do chassi (Crédito: Lazzarini Design Studio)

Fundada em 1899, em Milão (Itália), a Isotta Fraschini ficou conhecida mundialmente ao lançar o automóvel de luxo Tipo 8. Agora, mais de um século depois, o estúdio de design italiano Lazzarini repaginou o modelo para uma versão voadora, com vistas a torná-lo realidade nos próximos anos.

Hover Coupé 04
Hover Coupé possui hélices para decolar e aterrissar verticalmente (Crédito: Lazzarini Design Studio)

A maioria dos projetos de carros voadores divulgados na grande mídia acaba permanecendo em sua fase conceitual, levando naturalmente a crer que o modelo Hover Coupé será mais um destes projetos com renderizações fascinantes, mas sem qualquer aplicabilidade na vida real.

Hover Coupé 05
O veículo voador poderia alcançar uma velocidade máxima de 550 km/h (Crédito: Lazzarini Design Studio)

Embora esta seja a regra, talvez seja o caso de acreditar um pouco mais no potencial da Lazzarini. Isso porque um de seus recentes projetos, o mini-iate futurista Jet Capsule, foi realmente construído (veja o vídeo aqui). Será que Hover Coupé seguirá os mesmos passos em um futuro próximo?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook