guarda-sol
Tecnologia

Esse guarda-sol inteligente rastreia a posição do sol e oferece sombra o dia todo

Sunflower coleta e armazena energia solar para realizar diversas funções

A startup ShadeCraft desenvolveu o primeiro guarda-sol autônomo do mundo. Sunflower é equipado com sensores capazes de rastrear a posição do sol e oferecer sombra o dia todo. O dispositivo pode ainda ser usado para monitorar a umidade do ar, recarregar equipamentos eletrônicos e gravar vídeos em 360 graus.

Sunflower foi apresentado nesta semana durante a CES 2018, uma feira internacional de produtos eletrônicos e tecnológicos que reúne grandes empresas e profissionais da indústria em todo o mundo. A edição deste ano está ocorrendo em Las Vegas, Nevada (EUA) e se encerra em 12 de janeiro de 2018.

Sunflower, o primeiro guarda-sol autônomo do mundo

O guarda-sol desenvolvido pela ShadeCraft é equipado com painéis fotovoltaicos que o mantém em movimento. Dentro dos painéis estão instalados múltiplos sensores que rastreiam a posição do sol o tempo todo para fornecer sombra a uma área previamente definida pelo usuário.

guarda-sol 00

O guarda-sol é equipado com painéis fotovoltaicos que o mantém em movimento (Crédito: ShadeCraft)

Além da capacidade de oferecer sombra constante, o guarda-sol coleta e armazena energia solar para desempenhar uma série de funções. Por estes motivos, Sunflower é muito mais do que um guarda-sol, sendo uma espécie de ecossistema doméstico inteligente.

guarda-sol 02

O guarda-sol coleta e armazena energia solar para realizar diversas funções (Crédito: ShadeCraft)

Sunflower inclui alto-falantes e uma câmera para gravar vídeos em 360 ​​graus ou registrar fotografias panorâmicas. Estas funcionalidades o tornam um sistema de segurança inteligente. Assim, mesmo que o usuário esteja fora de casa, poderá acompanhar tudo o que está acontecendo no raio de captura do guarda-sol.

guarda-sol 03

O dispositivo pode ser transportado onde quer que o usuário deseje sombra (Crédito: ShadeCraft)

O “girassol” inteligente tem sensores integrados para monitorar a umidade, a velocidade do vento, a qualidade do ar e outras informações valiosas. Sempre que constatar risco de mau tempo, o sistema envia alertas e notificações das condições climáticas, mantendo os usuários constantemente informados.

guarda-sol 04

O dispositivo tem sensores para monitorar a umidade do ar e a velocidade do vento (Crédito: ShadeCraft)

Apresentado inicialmente no CES 2017 – e agora novamente na edição de 2018 do evento –, Sunflower deverá ser comercializado ao público nos próximos meses. O guarda-sol custa US$ 8.000,00, mas, segundo as projeções da ShadeCraft, o valor poderá ser reduzido conforme o andamento das vendas.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook