Inovação

O futuro será touch screen?

Em um mundo no qual os smartphones são onipresentes e equipados com recursos incríveis, uma das principais dúvidas está relacionada à maneira com que lidaremos com esses dispositivos amanhã. No futuro, a interação do ser humano com a tecnologia touch screen será idêntica ou ainda mais intensa do que hoje?

Duas empresas inovadoras recentemente divulgaram suas visões sobre como as pessoas irão se comunicar, trabalhar e realizar suas atividades cotidianas nos próximos anos. Em dois vídeos altamente produzidos, somos apresentados a um mundo no qual as pessoas vivem rodeadas por telas interativas.

Touch screen e realidade aumentada

O primeiro vídeo foi produzido pela HAVAL, uma das maiores fabricantes de utilitários esportivos. O futuro idealizado pela marca envolve telas interativas, realidade aumentada e dispositivos de identificação biométrica. Isso sem falar na possibilidade de que partes dos veículos se transformem em drones voadores:

Superfícies de vidro interativas

Já o segundo vídeo foi elaborado pela Corning Inc., uma das maiores inovadoras do mundo em ciência de materiais. No futuro imaginado pela empresa estadunidense, as pessoas terão acesso a superfícies de vidro interativas, informações precisas em tempo real e uma série de tecnologias inovadoras:

Embora muitos acreditem que a era do touch screen esteja chegando ao fim, os vídeos sugerem que a interação humana com essa tecnologia avançará para além dos computadores e smartphones, abrangendo praticamente todos os elementos de nosso cotidiano, como espelhos, geladeiras e outdoors.

Prevendo o futuro

É bem verdade que ninguém tem a capacidade de prever o futuro. Ainda assim, imaginar o que virá a seguir tem sido um dos passatempos favoritos da humanidade. Ao longo dos últimos anos, muitos estudiosos, pesquisadores e entusiastas se arriscaram a predizer como seria o amanhã de nossas cidades.

Cineastas como Fritz Lang (Metropolis), além de escritores como H.G. Wells (Guerra dos Mundos) e Arthur C. Clarke (2001: Uma Odisseia no Espaço), imaginaram cidades repletas de aranha-céus, projeções holográficas, telas interativas, celulares de pulso e dispositivos de comunicação à distância.

touch screen 01
O futuro será touch screen? (Crédito: Shutterstock)

Algumas das previsões se mostraram acertadas. Outras nem tanto. Mas o fato é que antevisões gravadas em livros, vídeos, documentários e outras produções audiovisuais são capazes de nos transportar, ainda que por alguns instantes, a novos universos, nos levando a imaginar a vida que teremos pela frente.

Olhando para todas as tecnologias atualmente disponíveis no mercado, e observando a tendência das indústrias em investir na Internet das Coisas – conectando todos os objetos da vida cotidiana à Internet e permitindo que todos esses itens se comuniquem entre si –, você acredita que o futuro será touch screen?

Deixe sua opinião nos comentários!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook