Negócios

Futurismo, um assunto em pauta

Ninguém conhece o futuro. Olhar para frente para ajudar pessoas e empresas a tomarem melhores decisões, esta é a missão de um futurista. A proposta é observar evidências, ciência, tecnologia, negócios, cultura e mudanças na sociedade. Futurismo é diferente de tendências que tem maior foco em design, moda, música etc.

Futuristas não competem entre si para ver quem acerta as previsões, nem criam pânico na população ao anunciar sinais do que pode acontecer no futuro. O futuro é criado por todos nós, e tem forças essenciais que movem o mundo para o progresso. Segundo Peter Diamandis, da Singularity University, tecnologias exponenciais, crowdsourcing e a conectividade são os motores desta revolução digital.

Futurismo e o futuro de todos nós

Há outras dimensões difíceis de compreender com uma mente limitada: a explosão demográfica que leva o planeta de 7 para 10 bilhões de pessoas, a tecnologia que dobra de capacidade de tempos em tempos, e o universo, que agora abraça nosso planeta e o empurra para a singularidade de Ray Kurzweil.

Em 2029, um computador equivalerá à inteligência humana do planeta. Em 2045, a previsão é que um computador ultrapasse a capacidade humana do planeta. Homens e máquinas viverão de forma integrada, e isto ressignifica nossa existência.

futurismo 01
Para Diamandis, tecnologias exponenciais são um dos grandes motores da nova revolução digital (Crédito: The Huffington Post)

Precisamos entender o filme em cartaz no planeta Terra, para então falar dos capítulos, inovação, tecnologia, trabalho, educação. A consciência do planeta vem sendo ampliada. Mais e mais pessoas estão rejeitando o capitalismo e o jeito linear e padrão de viver. Quando traçamos cenários futuros possíveis, podemos criar estratégias de mudança mais sustentáveis.

O Futurismo surgiu com Bertrand de Jouvenel, e uma das fontes mais respeitadas do mundo é o Institute For The Future. Precisaremos desenvolver a capacidade de imaginar o futuro: esta será uma habilidade desejada no mundo digital. Porém, não basta navegar no Facebook e anunciar-se futurista.

Há escolas de futurismo espalhadas pelo mundo, a Singularity University, é uma delas. Em um mundo tão instável, é essencial que alguém estude e traduza os assuntos abstratos, para criar empatia e entendimento do público cada vez mais bombardeado por informações. Quando assistimos projetos como Tesla, carro autônomo, conseguimos pensar antecipadamente como será a vida e a indústria automotiva nos próximos anos.

O planeta está em revolução

A raça humana vem ressignificando sua existência. Para tomar decisões que afetam nossa vida, nossa carreira e nosso negócio, é fundamental dedicar um tempo para entender com clareza e profundidade o que está acontecendo com o mundo. Startups não são moda: vieram para ficar.

Transformação Digital é o primeiro passo da transformação dos negócios. Em tempos disruptivos, quem se adaptar a tempo terá um lugar privilegiado no mercado futuro, que promete dividir os negócios em presa e predador.

Estudar sobre o futuro é hoje mais importante que entrar em uma universidade tradicional, que talvez esteja nos preparando para o passado.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Jaqueline Weigel

Futurista, Humanista, Estrategista de Inovação, Instrutora de Liderança Exponencial e CEO da W Futurismo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook