Tecnologia

Funcionários da Ford estão usando exoesqueletos para evitar lesões no trabalho

A empresa automobilística Ford colocou em ação dezenas de exoesqueletos em suas linhas de montagem. A iniciativa é uma tentativa de diminuir o desgaste físico dos funcionários, reduzir o número de acidentes de trabalho e melhorar a qualidade nos processos de fabricação.

Batizado de eksovest, o novo exoesqueleto já está sendo usado em 15 fábricas da Ford. Em síntese, o equipamento é fruto de uma colaboração entre a companhia automotiva e a Ekso Bionics, uma empresa especializada na fabricação de exoesqueletos para soldados e pessoas paraplégicas.

Exoesqueletos para ajudar os funcionários

Com o dispositivo, o operário é capaz de elevar e apoiar os braços durante a execução de tarefas. O funcionário pode apertar parafusos debaixo do automóvel usando o exoesqueleto como suporte. Embora não tenham motores ou baterias, os equipamentos são capazes de reduzir a tensão dos músculos do braço.

O exoesqueleto é composto de 15 minúsculos sensores. Em resumo, os sensores rastreiam os movimentos da  cabeça, do pescoço, do ombro e dos membros dos funcionários. Os dados, então, são analisados ​​por ergonomistas da Ford, que ajudam os operários a alinhar corretamente suas posturas.

funcionários 01
Em síntese, o equipamento é composto de 15 minúsculos sensores (Crédito: Ford)

Leia também: 

  • Exoesqueletos robóticos irão transformar o mundo como o conhecemos (aqui)
  • Com esses braços robóticos, você poderá levantar meia tonelada em instantes (aqui)

De acordo com a Ford, o exoesqueleto é compacto e se ajusta à altura dos funcionários. Dessa forma, tanto trabalhadores de 1,50m de altura quanto operários de 1,80m podem usá-lo. Por ser adaptável, o equipamento tem potencial de reduzir as chances de fadiga, lesão ou desconforto dos operários.

Reduzindo os acidentes de trabalho

A saúde dos funcionários tem sido uma das prioridades da Ford. Desde 2003, a empresa reduziu em 70% a taxa de acidentes de trabalho. Esses resultados decorrem do investimento em pesquisas de ergonomia e novas tecnologias de montagem. Para a empresa, 2018 está sendo exemplar no quesito segurança do trabalho.

funcionários 02
A saúde dos funcionários tem sido uma das prioridades da Ford (Crédito: Ford)

Para a Ford, os exoesqueletos serão essenciais para projetar estações de trabalho fisicamente menos estressantes aos trabalhadores. De acordo com empresa, aprimorar a saúde e a capacidade de desempenho de seus funcionários conduzirá – naturalmente – a melhores resultados na produção.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook