mista
Virtualidade

Ford está usando o Microsoft HoloLens para projetar veículos em realidade mista

O uso desta tecnologia poderá tornar os veículos mais seguros no futuro

A realidade mista é a tecnologia capaz de sobrepor o mundo físico do usuário com elementos digitais, em forma de hologramas, com a possibilidade de interação. Ela se difere da realidade aumentada, na qual a possibilidade de interação é inexistente ou reduzida (veja a diferença aqui).

Embora as duas tenham potencial de revolucionar as indústrias no futuro, a realista mista está começando a gerar significativo impacto em algumas profissões. É o caso, particularmente, dos designers, que agora conseguem visualizar suas criações antes mesmo de ser prototipadas.

Projetando veículos com realidade mista

Atenta aos avanços tecnológicos, a fabricante de automóveis Ford está usando o Microsoft HoloLens para que seus designers possam modelar modificações em carros, caminhões e SUVs. Com esta tecnologia, os profissionais são capazes de enxergar as mudanças sobre um veículo físico de verdade:

Atualmente, os designers da empresa transformam seus desenhos em um render 3D, que depois é enviado aos engenheiros para análise. Com muita frequência, os engenheiros sugerem modificações e retornam os desenhos à equipe de designers para que refaçam o trabalho.

Quando tudo parece estar em perfeita ordem, a Ford utiliza modelos de argila para “antecipar” as mudanças na estrutura e no design das máquinas. Mas, ainda assim, há o risco de algum detalhe não ter sido contemplado no modelo, o que leva a equipe a iniciar tudo de novo.

mista 01

O HoloLens permite ver os modelos 3D dos carros sem ter de criar modelos de argila (Crédito: Ford/HoloLens)

O gerente de operações técnicas de design da Ford, Craig Wetzel, explica que quando engenheiros e designers trabalham com o mesmo conjunto de ferramentas, o processo é mais eficiente e produz um melhor resultado final:

Essa capacidade de engrenar mundos digitais e físicos em conjunto é para nós o futuro do design de produtos. – Craig Wetzel

Ao permitir a visualização 3D do produto rapidamente, a realidade mista torna mais fácil para os designers trazer suas ideias para o mundo real. No futuro, o uso desta tecnologia poderá tornar os veículos mais seguros, já que nenhum detalhe do projeto seria perdido no meio do caminho.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook