Eventos

Exponential Conference: o evento mais exponencial do ano

No dia 26 de maio, São Paulo (SP) receberá a 1ª edição da Exponential Conference, um evento idealizado, planejado, organizado e protagonizado pelos membros dos diversos grupos da franquia Exponential. Será um dia repleto de palestras, painéis e interação com uma galera que acompanha de perto assuntos relacionados a futurismo, inovação e tecnologia.

A ideia de organizar uma “conferência” surgiu depois de um divertido Amigo Secreto online realizado pelos membros dos grupos. Mais pessoas foram convidadas a palpitar e dar ideias sobre a organização do evento, até que se formou um grupo no Whatsapp só para discutir questões como data, local e nomes dos palestrantes.

Por que São Paulo?

Além de ser o grande centro para eventos e convenções do país, São Paulo abriga a maior quantidade de membros da comunidade Exponential espalhada pelos mais de 45 grupos de Whatsapp e Telegram. E é onde também estão muitos dos palestrantes de destaque no cenário nacional.

Por que o dia 26 de maio?

De acordo com o calendário anual do primeiro semestre, o sábado do dia 26 de maio aparece como melhor opção no mês que antecede a Copa do Mundo FIFA de 2018. E também ocorre uma semana depois do Path, o maior evento de Inovação e Criatividade do Brasil e que certamente atrairá muitos entusiastas do tema para a capital paulista nessa data.

O local

A Exponential Conference será realizada na Escola Britânica de Artes Criativas – EBAC (ebac.art.br), que fica na Vila Madalena (Rua Mourato Coelho, 1404), uma das regiões mais badaladas da capital paulista. Com ambiente interno e externo, o local tem capacidade para receber 100 pessoas, além de toda infraestrutura necessária para um evento épico.

Quem são os palestrantes da Exponential Conference?

Todos os nomes confirmados para palestrar ou participar de algum painel da Exponential Conference são membros de um ou mais grupos da franquia Exponential. Como o evento é em São Paulo e não haverá despesas com cachê, nem passagem e nem estadia, optou-se por convidar pessoas que já moram ou estarão em SP no dia do evento.

exponential 01
O evento ocorrerá no dia 26 de maio de 2018 (Crédito: Bruno Seidel)
  • ANDREA BISKER – Andrea trabalha com moda há mais de 20 anos. Foi responsável por trazer, em 2004, o maior escritório de previsão de tendências do mundo, o WGSN, ao Brasil. Vendeu o empreendimento há seis anos e começou tudo de novo, só que à frente da Sparkoff. Na empresa de comportamento de consumo, divide seus anos de conhecimento em consultoria para marcas. Será uma das painelistas no debate sobre Comportamento do Consumidor.
  • BRUNO MACEDO – Bruno é futurista experiencial dentro da Rito, pesquisador, game designer, e um explorador nato de coisas que desafiem o senso comum. Tem como propósito democratizar o pensamento futuro na sociedade de forma lúdica. Será um dos painelistas no debate sobre Xperience.
  • CATARINA PAPA – Catarina é empreendedora no campo da tecnologia, comunicação e educação. Mentora de startups – Brasil e Israel (TIP – Hebrew University). Co-fundadora ONG educacional. Será uma das painelistas no debate sobre Xperience.
  • CAMILA ACHUTTI – Camila é dona de duas startups com foco em inovação e com faturamentos milionários. Fundadora da consultoria em inovação Ponte 21 e da plataforma de educação em tecnologia Mastertech, plataforma de educação de habilidades do século 21. Cresceram no Cubo, espaço de coworking do banco Itaú que abriga startups inovadoras. E hoje estão no WeWork, inclusive como parceiros da Estação Hack projeto do Facebook no Brasil para formação de talentos de tecnologia. Camila será uma das painelistas no debate sobre Open Innovation.
  • DANIELA TAMINATO – Dani é business developer do mundo da inovação, marketeira e administradora. Acabou estudando sociologicamente os impactos das mídias digitais na Itália, refinou os conceitos de marketing em Ohio e fechou com um MBA de Gestão Empresarial em terras brasileiras. Viajou o mundo até se deparar com essa fascinante e envolvente curva em velocidade exponencial que tomou conta dos ambientes de inovação, criatividade e empreendedorismo. Será a mediadora do painel sobre Open Innovation.
  • LEO AGUIAR – Dr. Leo Aguiar é um dos defensores da saúde integrativa na Jolivi. Adora pesquisar como a tecnologia pode ser uma excelente aliada da saúde, capaz de transformar enredos e mudar destinos. Já foi um dos palestrantes do seminário Social Good Brasil (SGB), um evento que reuniu as principais cabeças pensantes brasileiras focados em mudar o mundo por meio dos conceitos da economia colaborativa. Discípulo de Ivo Pitanguy, com quem trabalhou durante anos, já foi convidado pela NASA para apresentar a Medicina do Futuro. Vai palestrar sobre o futuro da saúde.
  • EDUARDO AZEREDO – Edu é alguém ambíguo sobre o futuro. Pessimista diante dos otimistas, e otimista diante dos pessimistas. Tem atuado como gestor de projetos relacionados à inovação, pela Springpoint e pela NEXT. Também já atuou em projetos de Supply Chain e TI por uma consultoria das “Big 4” e enquanto cursava Relações Internacionais, organizou eventos de debate sobre política internacional. E além disso tudo, se aventurou a produzir festas, mas sem muito sucesso. Na qualidade auto-proclamada de maior espírito de porco do Exponential Group, Edu vai trazer uma visão ponderada sobre as interações entre empresas tradicionais e iniciativas de caráter inovador.
  • FILIPE BRAGA IVO – Filipe Ivo é Diretor de Novos Negócios da SUNEW e Chapter Ambassador da Singularity University em Belo Horizonte, além de ser professor no curso de MBA da PUC-MG. Filipe é formado em Administração pela UFMG e Université de Liège (Bélgica), MBA pela Fundação Dom Cabral e Executive Program na Singularity. É empreendedor, professor, palestrante e apaixonado por inovação, tecnologia, empreendedorismo e startups. Vai palestrar sobre o surgimento dos grupos Exponentials.
  • GUILHERME RODRIGUES ALVES – Gui tem mais de vinte anos de atuação em experiência de marca e hoje atua no universo educacional com novas ideias em como as crianças podem desenvolver competências socioemocionais fundamentais para enfrentar e trazer soluções aos maiores desafios do mundo, utilizando ferramentas de forma aberta, lúdica e transdisciplinar. É o fundador da Explore, uma escola extracurricular com ferramentas de artes, corpo e mente, música, tecnologia e conhecimento com mentor local e online. Será o mediador no painel EDU.
  • HUGO SANTOS – Hugo Santos é CTO e Co-Fundador da Pluvi.On, Cientista da Computação e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios e entusiasta em Inteligência Artificial. Durante os mais de 15 anos de experiência na área de tecnologia, fundou uma consultoria de automação de processos e desenvolvimento de software e já trabalhou em empresas como Bovespa, Oracle, participou de projetos nacionais e internacionais como desenvolvedor e arquiteto de soluções. Vai palestrar sobre Inteligência Artificial.
  • JACQUES BARCIA – Jacques é futurista profissional, escritor e jornalista. É membro da Association of Professional Futurists (APF) e fellow do Centre For Postnormal Policy and Futures Studies (CPPFS). Ele é um dos fundadores da Futuring.Today, um laboratório de futuros que combina foresight, design e experiências narrativas para hackear futuros. Mestre em Design, Jacques é professor de Design Futures da Cesar School e consultor de futuros do Porto Digital. Fará a palestra de encerramento do evento.
  • MARCELO SPAZIANI – Marcelo trabalha em tecnologia há 30 anos e atualmente é Vice-presidente de vendas para IBM América Latina. Ele é um aficcionado pelo desenvolvimento do ecossistema de start-ups, developers e integradores de serviços de tecnologia. Marcelo é graduado em Engenharia Civil na PUC Campinas, Pós-graduado em Administração Bancária na FGV e tem um MBA Empresarial da Fundação Dom Cabral. Na IBM, desenvolveu o projeto Reach New Clients, com o fim de aproximar os empreendedores à IBM, projeto que atualmente é a base da estratégia da companhia na região para expandir o trabalho com o ecossistema empreendedor. Marcelo será um dos painelistas no debate sobre Open Innovation.
  • MARCELO TAS – Marcelo Tristão Athayde de Souza é jornalista, consultor em comunicação, autor e diretor de TV. Com cerca de 13 milhões de seguidores, é um dos influenciadores mais premiados do país. Atualmente, é colunista na rádio CBN e professor de Inovação no IBMEC SP. Entre suas obras destacam-se os vídeos do repórter ficcional Ernesto Varela, as séries infantis “Rá-Tim-Bum” e “Castelo Rá-Tim-Bum” (TV Cultura), o projeto de educação à distância “Telecurso” (Fundação Roberto Marinho/ TV Globo) e o humorístico CQC (Band). Será um dos debatedores no painel EDU.
  • MARCIA PADILHA – Marcia é mestre em história social pela USP. Por 20 anos atuou para diversas organizações no Brasil e na América Latina desenvolvendo projetos para a educação básica e ensino superior. Sua marca diferencial está na visão humanista de educação e no olhar de gestora e avaliadora de projetos educacionais, que resultam na habilidade de integrar as possibilidades de inovação educacional com as necessidades estratégicas da gestão escolar e de redes de ensino. Será uma das painelistas no debate EDU.
  • MARI MARCÍLIO – Mari é uma das sócio-fundadoras do Pluvi.On e atua como designer de produtos no desenvolvimento de soluções técnicas. Para ela, design é seu combustível. É o melhor exemplo de como os seres humanos podem impactar positivamente o meio em que vivem através da empatia. Seu sonho como empreendedora é jogar um truco pelo mundo. Será uma das painelistas no debate sobre Comportamento do Consumidor.
  • PAULO RENAN – Paulo Renan Lessa é designer, diretor de arte, produtor multi-midia e empreendedor, além de ser um dos sócios fundadores da Rito. Será um dos painelistas no debate sobre Xperience.
  • SEPHORA LILLIAN – Sephora é apaixonada por inovação, tem o espírito maker e adora conectar pessoas. Desenvolveu skills em Gestão de Projetos, Liderança, Marketing, Tecnologia, Processos Criativos, Design Thinking e Data Science. Compartilha essas habilidades em projetos de transformação e disseminação da cultura de inovação, como o On Fire (BB). Com formação em TI, Adm. de Empresas e Adm. Pública, mergulhou no mundo do Intraempreendedorismo, Inovação e Futurismo. Faz parte do ETO/BB, já trabalhou na Diretoria de Tecnologia e atualmente está na área de Analytics da Diretoria de Meios de Pagamentos do BB. Conectada às escolas de inovação como Perestroika e Singularity, é uma das iniciadoras do movimento iGOVnights que incentiva a inovação no setor público e vai palestrar compartilhando experiências desse movimento.
  • TATIANA TOSI – Tatiana é pesquisadora de tendências e comportamentos sociais digitais, com ênfase em netnografia. Especialista em Inteligência Competitiva nas Redes Sociais pela Fundação Getulio Vargas (SP). Hoteleira, formada pela SHA Les Roches Management School (Bluche, Suíça). Professora de Netnografia – Comportamento do Consumidor Digital nas seguintes cursos: Pós-Graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais – Senac São José dos Campos e Pós-Graduação em Marketing Digital e Negócios Interativos – ILADEC Campinas, Programa de Educação Continuada Business Intelligence – Fundação Getúlio Vargas – SP. Será uma das painelistas no debate sobre Consumer Behaviour.
  • VANESSA MATHIAS – Van é co-fundadora da White Rabbit, agência de exploração de tendências e cenários futuros aplicados para o despertar de uma nova consciência. Com 13 anos de experiência em pesquisa de mercado, mídia, imagem de marca e posicionamento em grandes empresas, é especialista em como as pessoas conectam umas com as outras através da tecnologia e o universo digital. Vai palestrar sobre marketing e sociedade.

Valor e a venda de ingressos

Todo o valor arrecadado com a venda de ingressos será revertido para custos decorrentes dessa edição: coffee, crachás, registro de fotos, etc. A organização publicará de forma transparente todos os gastos e, se houver valor excedente, será mantido em caixa para a próxima edição da Conference. O ingresso é pessoal (nominal) e pode ser adquirido clicando AQUI.

Desconto para colaboradores

Está sendo oferecido um desconto de 5% a 10% para apoiadores da curadoria de conteúdo dos Exponentials no site apoia.se/exponential. Se você já é um colaborador, consulte seu cupom de desconto.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Bruno Seidel

É fã de super-heróis japoneses, quadrinista nas horas vagas e entusiasta de futurismo. É sócio-fundador do Zoonk (zoonk.org). Trabalha como profissional de Criação na Assessoria de Comunicação e Marketing da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook