Sustentabilidade

A maior estufa tropical de cúpula única está chegando à França

O estúdio de arquitetura francês Coldefy & Associés revelou planos para construir a “maior estufa tropical de cúpula única”. Chamado Tropicalia, o projeto abrangerá uma área total de 20.000 m² e pretende oferecer aos visitantes um “refúgio harmonioso” repleto de flores exóticas, pássaros, peixes e cachoeiras.

Projetada em colaboração com a empresa de energia Dalkia, Tropicalia envolverá um investimento de US$ 62 milhões para sair do papel. O bioma combinará aço estrutural com membranas de etileno tetrafluoretileno (ETFE) – um plástico à base de flúor com resistência a radiações, corrosões e altas temperaturas.

A Tropicalia foi imaginada pela Coldefy como uma ‘bolha de harmonia’ perfeitamente integrada ao ambiente local. – Denis Bobillier (Diretor técnico de grandes projetos da Dalkia)

estufa 01
Tropicalia envolverá um investimento de US$ 62 milhões para sair do papel (Crédito: Coldefy & Associés)

Segundo a Coldefy & Associés, a estufa proporcionará uma temperatura constante de 28° C em seu interior.  Ao que tudo indica, a estrutura será equipada com um sistema avançado de ventilação para manter a temperatura e evitar o superaquecimento. Há, ainda, a possibilidade de aproveitar o excesso de calor:

O excesso de calor pode (…) ser diretamente usado, armazenado ou redistribuído para nossos vizinhos como parte de uma rede de calor privado ou de uma “rede inteligente. – Denis Bobillier (Diretor técnico de grandes projetos da Dalkia)

estufa 02
Para acessar o domo, os visitantes deverão percorrer uma trilha de 1 km (Crédito: Coldefy & Associés)

O interior da cúpula será habitado por uma vegetação exuberante e animais nativos de áreas tropicais, como borboletas, beija-flores, peixes e tartarugas. Para acessar o domo, os visitantes deverão percorrer uma trilha cuidadosamente planejada, passando por pontes, piscinas e cachoeiras.

Tropicália conterá ainda: um hotel, uma área olímpica, um restaurante, dezenas de lojas para oferecer souvenirs aos visitantes, uma área científica destinada a receber pesquisadores nacionais e internacionais, um auditório, uma sala de conferências, um laboratório e, finalmente, uma clínica.

estufa 03
A estufa proporcionará uma temperatura constante de 28 ° C em seu interior (Crédito: Coldefy & Associés)

As construções da gigantesca estufa tropical deverão iniciar no ano de 2019, em Pas-de-Calais (França), com previsão de encerramento até 2021. O escritório Coldefy & Associés está bastante confiante no projeto e acredita que Tropicalia receberá em torno de 500.000 visitantes anualmente.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook