Cultura

Um estúdio de arquitetura está projetando o arranha-céu mais longo do mundo

Manhattan é conhecida por seus deslumbrantes arranha-céus, e os arquitetos com escritórios no distrito parecem não estar medindo esforços para projetar edifícios cada vez mais altos. Mas, enquanto a corrida para construir a maior torre do mundo está mais disputada que nunca, um estúdio de arquitetura grego decidiu adotar uma abordagem um pouco diferente: projetar uma torre curva para se tornar o edifício mais longo do mundo.

O estúdio de arquitetura Oiio

O Oiio Studio, gerenciado pelo arquiteto grego Ioannis Oikonomou, projetou um arranha-céu em forma de “U” chamado Big Bend que, se medido de ponta a ponta, teria aproximadamente 4.000 pés (o equivalente a 1.200 metros de comprimento). Para se ter uma ideia do que isso realmente significa, confira a imagem a seguir:

estúdio torre
O projeto Big Bend, desenvolvido pelo Oiio Studio

Questionado sobre a forma com que as pessoas iriam se locomover no topo do arranha-céu, caso fosse construído, o arquiteto Oikonomou disse que já está desenvolvendo um “sistema de mudança de pista inovador“:

O que antes era considerado o maior desafio na história do elevador, está finalmente se tornando realidade: o elevador que pode viajar em curvas, horizontalmente e em loops contínuos. – Ioannis Oikonomou

O sistema de locomoção proposto pelo estúdio Oiio

Embora a ideia proposta pelo estúdio desafie todos os projetos atuais, Oikonomou afirma que ela permitiria a conexão horizontal de dois poços de elevador na parte superior do edifício e abaixo do solo. Assim, os elevadores viajariam em curvas – horizontalmente e em loops contínuos –, viabilizando a locomoção dos passageiros:

estúdio elevador
Os elevadores se movimentariam em loops contínuos

Embora o Big Bend seja apenas um conceito, Oikonomou já encaminhou os detalhes do projeto para alguns desenvolvedores e está confiante de que encontrará investidores. Se tudo correr bem, a torre será construída na fronteira sul do Central Park, área conhecida como Billionaire’s Row e que contém muitos arranha-céus de luxo.

O Big Bend pode se tornar uma modesta solução arquitetônica para as limitações de altura de Manhattan. – Ioannis Oikonomou

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook