Google Street View
Ciência

Explore a Estação Espacial Internacional com o Google Street View

O maior sistema de mapeamento do mundo agora se tornou extraterrestre

Você provavelmente usou o Google Street View até agora para encontrar a sua residência, descobrir maravilhas naturais e até mesmo explorar os locais mais distantes da Terra. Mas, agora, o maior sistema de mapeamento do mundo deu um passo a mais – e se tornou extraterrestre.

O Google adicionou recentemente uma funcionalidade que irá satisfazer a todos, principalmente aqueles que sempre desejaram saber um pouco mais sobre o cosmos. Com o Google Street View, você pode agora fazer um passeio virtual dentro da Estação Espacial Internacional (International Space Station – ISS).

Explorando a ISS com o Google Street View

Há pelo menos 16 anos, os seres humanos estão vivendo neste satélite artificial habitável. Dezenas de astronautas já vivenciaram experiências únicas na ISS. Enquanto isso, na Terra, muitos gostariam de saber como os astronautas enxergam a Terra de dentro da estação.

Google Street View 01

A estação abriga laboratórios dos Estados Unidos, Rússia, Japão e países da Europa (Crédito: Google Street View)

Em parceria com o Google, o astronauta francês Thomas Pesquet passou seis meses a bordo da estação como engenheiro de voo, capturando imagens de todos os módulos. O projeto inaugura uma nova fase para empresa é a primeira vez que imagens do Street View foram capturadas além do planeta Terra:

Nos seis meses que eu fiquei na Estação Espacial Internacional, era difícil encontrar as palavras certas ou tirar uma foto que descrevesse com precisão o sentimento de estar no espaço. Trabalhando com o Google na minha última missão, capturei imagens de exibição de rua para mostrar como a ISS parece de dentro e compartilhar o que é olhar para a Terra a partir do espaço exterior. – Thomas Pesquet

Google Street View 02

Os usuários podem visitar os quinze módulos dentro da ISS (Crédito: Google Street View)

O passeio virtual permite visualizar as áreas onde os astronautas comem, trabalham e se exercitam. As imagens revelam um ambiente que pode parecer um pouco apertado e caótico para seres humanos terrestres, mas algumas das cenas do interior da ISS são hipnotizantes:

Google Street View 03

Algumas cenas no interior da ISS são hipnotizantes (Crédito: Google Street View)

As imagens foram capturadas usando câmeras DSLR (Digital Single-Lens Reflex) e depois “costuradas” de volta à Terra para criar vistas panorâmicas. O projeto não foi fácil de desenvolver, pois, como observou Pesquet, a ISS é um lugar ocupado com seis membros trabalhando e pesquisando 12 horas por dia.

Há muitos obstáculos lá em cima, e tivemos um tempo limitado para capturar as imagens, então precisamos ter certeza de que nossa abordagem funcionaria. Ah, e há toda essa coisa de gravidade zero. – Thomas Pesquet

Ao fazer o passeio virtual, você poderá explorar os quinze módulos da ISS. À medida que você navega, o Google explica cada um dos compartimentos. Diversas notas explicativas aparecem durante o tour virtual, resultando em uma proposta altamente educativa.

Para explorar a Estação Espacial Internacional com o Google Street View, basta clicar aqui.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook