Educação

Agora você pode se tornar um especialista em mineração de asteroides

A Colorado School of Mines acaba de lançar um programa de pós-graduação em exploração de recursos espaciais. Em síntese, o objetivo do programa é preparar cientistas, engenheiros, empresários e economistas para obter empregos e oportunidades na próspera indústria de mineração de asteroides.

O programa multidisciplinar oferece disciplinas como geomecânica (estudo do comportamento mecânico do solo e das rochas) e sensoriamento remoto. Além disso, os alunos terão noções de mineração, energia (solar e nuclear), robótica e automação, manufatura avançada, eletroquímica e economia de recursos.

O amplo tema dos recursos espaciais reúne muitos campos em que a Mines tem forte presença. – Colorado School of Mines 

Interessados poderão escolher entre pós-bacharelado, mestrado ou doutorado. Todos os graus acadêmicos têm como enfoque a “exploração, extração e uso de recursos”. Conforme o site da Mines, o programa busca oferecer aos alunos técnicas e ferramentas para explorar os recursos espaciais de forma responsável.

Leia também:

  • Mineração de asteroides poderá ser nossa melhor esperança para colonizar Marte (aqui)
  • Empresa revela planos para transportar cargas à superfície da Lua (aqui)

Mineração de asteroides

A extração de recursos espaciais é normalmente vista como algo típico de ficção científica. Para muitos, é inconcebível imaginar astronautas se arriscando no vácuo do espaço para minerar asteroides. No entanto, para outros, é uma perspectiva atraente e, a princípio, altamente lucrativa.

Você teria interesse em se tornar especialista em mineração de asteroides? (Crédito: Deep Space Industries)

Em síntese, os recursos encontrados em asteroides incluem todos os mesmos materiais que os planetas são feitos. Dessa forma, as empresas que decidirem explorar a atividade teriam acesso a uma oferta abundante de elementos. São exemplos: água, carbono orgânico, enxofre, nitrogênio, fósforo e metais ferrosos.

O Governo dos Estados Unidos chegou até mesmo a aprovar uma lei autorizando a mineração de recursos espaciais. Em suma, a legislação permite que as empresas norte-americanas mantenham quaisquer recursos obtidos no espaço, autorizando ainda o transporte, uso e comercialização.

Ainda que leve décadas para engrenar, a mineração de recursos especiais poderá ser uma realidade nos próximos anos. Antecipando o cenário, o novo programa de pós-graduação da Colorado School of Mines pretende preparar, desde agora, os especialistas em recursos espaciais de amanhã.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook

Leia também

Fechar