Ciência

A NASA está prestes a lançar uma espaçonave com destino ao Sol

A NASA está prestes a lançar a ambiciosa missão Parker Solar Probe. O destino? O Sol. A nova sonda decolará a bordo de um foguete da United Launch Alliance, na manhã deste sábado (11). Segundo a agência espacial, esta será a primeira espaçonave a orbitar a coroa solar, a atmosfera estendida externa do Sol.

Com destino ao Sol

Em síntese, a missão tem como objetivo resolver três dos maiores mistérios da ciência. Os instrumentos da Parker Solar Probe poderão esclarecer mais detalhes sobre a coroa solar, o vento solar (a emissão contínua de partículas provenientes da coroa solar) e, ainda, em relação às chamadas ejeções de massa coronal.

De acordo com a NASA, a missão terá sete anos de duração. A primeira aproximação com o Sol deverá ocorrer em 5 de novembro. Depois que isso ocorrer, a espaçonave iniciará um cronograma de 24 órbitas. A sonda se aproximará a cada órbita e, em 2025, chegará a 6 milhões de quilômetros da superfície do Sol.

Leia também:

  • NASA irá lançar, nesta semana, uma sonda com destino ao Sol (aqui)
destino 01
Enfim, será a sonda capaz de suportar a atmosfera escaldante da coroa solar? (Crédito: NASA)

Escaldante e veloz

Nesse ponto, a espaçonave estará tão perto do Sol que realmente voará através da coroa solar. Conforme projeções da NASA, a sonda estará acelerando a impressionantes 692.000 km/h). Só para ilustrar: em termos terrestres, isso seria o equivalente a viajar de Washington, D.C. para Tóquio em menos de um minuto.

Os engenheiros  da NASA construíram um poderoso escudo para a sonda. Além da proteção ao calor, a peça alivia o peso da espaçonave e mantém os instrumentos a bordo a uma temperatura segura. Mas, enfim, será que o escuro será realmente capaz de suportar a atmosfera escaldante da coroa solar?

A missão Parker Solar Probe poderá revolucionar nossa compreensão do Sol e, acima de tudo, solucionar três dos maiores mistérios da ciência. A saber: interessados poderão acompanhar o lançamento, ao vivo, na transmissão oficial da NASA. A janela de lançamento inicia às 7:45 (Horário de Brasília).

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Redação

Futuro Exponencial é um site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentários no Facebook