O governo dos Emirados Árabes Unidos anunciou planos para construir uma colônia simulada de Marte, no Deserto da Arábia. O projeto, intitulado Mars Science City, pretende reproduzir as condições que os colonizadores humanos enfrentarão caso venham a pousar no planeta vermelho.
A instalação foi projetada pelo arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels e terá em torno de 17,5 hectares, dimensões que a tornariam a maior cidade de simulação espacial já construída. Avaliada em US$ 136 milhões, a estrutura acomodará cúpulas geodésicas, laboratórios e até um museu interativo.

Mars Science City funcionará como um campus de simulação espacial próximo a Dubai. Uma equipe de cientistas viverá dentro da cidade experimental durante um ano. Em resumo, o objetivo é estudar os riscos de Marte. Além disso, descobrir os recursos que serão necessários para garantir a sobrevivência humana.

Para viabilizar a pesquisa, laboratórios instalados na cidade simularão o ambiente severo de Marte. Tudo por meio de técnicas de isolamento de calor e radiação. Em resumo, o projeto espera atrair as mentes científicas mais brilhantes de todo o mundo. Além disso, busca contribuir para a marcha da humanidade ao espaço.

Colônia simulada de Marte
Mars Science City abrigará também um museu educacional interativo para exibir o progresso da exploração espacial da humanidade e inspirar as gerações futuras. Só para ilustrar: as paredes da estrutura serão impressas em 3D e utilizarão as areias do Deserto da Arábia como material principal.

Enfim, os planos para construir a colônia simulada foram anunciados recentemente, durante as reuniões anuais do governo dos Emirados Árabes Unidos em Abu Dhabi, e integram um projeto maior chamado Mars 2117, cujo objetivo é construir o primeiro assentamento em Marte nos próximos 100 anos.