linear
Cultura

O ego é linear, a alma é exponencial. Liberte-a!

Por onde começa a real mudança?

Como pesquisadora de Futurismo e Humanista, me interesso por tudo que está relacionado aos desafios e à evolução humana. Navegando em mares tecnológicos e exponenciais, e ainda em forte contato com o mundo linear e híbrido, percebo questionamentos profundos ligados a como vamos atravessar esta ponte, mudar nossa essência, nosso modelo de pensamento, desaprender o que nos fez viver de uma forma durante séculos e abraçar um novo jeito de existir.

No meu trabalho, esta é uma discussão diária. Sem pretensão alguma de ter razão, ofereço este insight que tive ao conversar com meu marido, em casa, que acompanha, ainda com restrições naturais, a viagem futurista da atualidade.

O assunto era 2018, desenvolvimento, próximas etapas, futurismo e espiritualidade e, no meio da conversa, ouvi a frase “O ego é linear, mas a alma é exponencial!” , que surgiu depois de observarmos a nós mesmos e de debater os assuntos que estudamos para entender a vida através do nosso trabalho.

Decidi explorar este gancho, porque aqui, no meu modesto entendimento, mora uma das principais chaves para que pessoas lineares começam a entender como podem começar a migrar para os modelos exponenciais.

Passo número 1: quebre a arrogância do seu ego! Enquanto ele falar em voz mais alta que o restante, você viverá o mundo da escassez, da competitividade, da resistência e da prosperidade limitada.

Aprendi com o professor Mário Cortella, que buscar a raiz da palavra nos ajuda a entender o significado e a reposicionar conceitos importantes, especialmente quando são abstratos, então o que farei a seguir:

Ego

Núcleo da personalidade de uma pessoa. A partir da interpretação filosófica, significa o “eu de cada um”. O conceito de ego é bastante utilizado em estudos relacionados a psicanálise e filosofia. De acordo com a teoria psicanalítica, o ego faz parte da tríade do modelo psíquico, formado pelo ego, superego e Id.

O ego é considerado o “defensor da personalidade”, pois é responsável por impedir que os conteúdos inconscientes passem para o campo da consciência, acionando assim os seus mecanismos de defesa.

linear ego

O ego é o núcleo da personalidade de uma pessoa (Crédito: Shutterstock)

Uma das principais funções do ego é suprimir vontades inconscientes com “medo” dos castigos que lhe serem direcionados. O ego é responsável pela diferenciação que o indivíduo é capaz de realizar, entre seus próprios processos interiores e a realidade que se lhe apresenta.

Em uma visão holística ou espiritual, ego é nosso black angel, aquele que nos treina para vencer as vozes internas que limitam a expansão da alma, que promovem o desejo de receber somente para si mesmo, que nutrem nossa parte egoísta ou egóica.

Não é o mal que habita dentro de nós e sim o antagonista do bem natural, que nos ajuda a superar barreiras e a evoluir como alma em um corpo temporário. Vencê-lo é nosso grande desafio existencial e, quando conseguimos, a vida passa a fluir em abundância e harmonia, porque a alma, a essência divina, está livre para se manifestar.

Linear

Aquilo que está disposto em linha. Na matemática, é o elemento que é representado por uma linha reta e é feito por linhas geométricas, aquilo que tem só uma dimensão, não tem volume ou profundidade. A palavra linear também define aquilo que é feito sem rodeios, aquilo que é reto e direto.

O pensamento linear, ou raciocínio linear, é a forma de pensar e conseguir expor seus pensamentos de forma constante e regular, tem começo, meio e fim, começa de um evento que desencadeia diversos pontos, contras e a favor, até chegar em uma conclusão. O ego e o modelo linear estão interligados!

Alma

É o princípio vital, a vida. O conjunto de pensamento, afetividade, sensibilidade etc, entendidas como manifestações de uma substância autônoma ou parcialmente autônoma em relação à materialidade do corpo. Em hebraico, néphesh e, no grego, psykhé, e significa “ser” ou “criatura”.

linear soul

A alma é o princípio vital (Crédito: Shutterstock)

Seria a fonte da vida de cada organismo, sendo eterna e separada do corpo. Alma não é o mesmo que espírito, ou para alguns é o espírito dentro de um corpo temporário. Conferindo, ao indivíduo, a capacidade de fazer e viver coisas e momentos complexos.

Exponencial

A função exponencial é caracterizada pelo crescimento e decrescimento muito rápido. O gráfico de uma função exponencial permite o estudo de situações que se enquadram em uma curva de crescimento ou decrescimento, sendo possível analisar as quantidades relacionadas à curva, por isso os educadores utilizam-se a fim de demonstrarem as curvas de aprendizagem ou evolução.

Na era atual, exponencial vem da Lei de Moore, que lançou a teoria comprovada de que em 24 meses a capacidade dos computadores dobrariam. As tecnologias exponenciais se caracterizam por velocidades e resultados acima da curva com a mesma capacidade ou ainda com capacidade reduzida.

É daqui que emprestamos o termo e é isto que significa ser exponencial.

A natureza da alma é exponencial!

Transportando estes ensinamentos para a conversa deste artigo, lembro que a natureza humana não está equipada para pensar de forma exponencial. Precisamos nos adaptar para andar junto com a tecnologia e não atrás dela. O ritmo agora não é ditado pelo homem e sim pelas forças de mudança do mundo e pelas tecnologias exponenciais.

Para que você entre neste universo, viva o paradigma da abundância, trabalhe em rede, crie propósito e projetos de impacto social, seja criativo e disruptivo, um grande trabalho intenso é necessário: aniquilar seu ego! É preciso diminuir o volume desta voz interna que cria medos, resistência, dúvida.

linear freedom

Aniquile seu ego e liberte a sua alma (Crédito: Shutterstock)

Se a neurociência nos prova que podemos moldar nosso cérebro através de nossos pensamentos, é possível trabalhar para criar um modelo abundante de pensar e viver. Ser exponencial não tem ver com competências e sim com um estado de SER e de AGIR. Algumas dicas para que você comece esta jornada interna:

  • Observe-se: a quem você serve mais tempo, seu ego ou sua alma?
  • Emoções negativas são distrações. Tudo que lhe causa medo sem evidências reais vem do ego. Esquive-se!
  • Onde você coloca sua atenção: na escassez ou na abundância? Quantas vezes a vida já deixou de lhe prover ou o colocou para dormir ao relento? Ajuste seu foco e seja otimista, este é um comportamento de vencedores e pode ser desenvolvido por todas as pessoas.
  • Quando passou por problemas sérios, quem os criou de verdade? Qual foi sua responsabilidade neste eventos?
  • Evite reclamar ou descredibilizar coisas que você não conhece profundamente. Ler não o qualifica para criticar! Experencie e então emita opiniões construtivas, ou cale-se! Falar demais ou reclamar não ajuda em nada.
  • Não julgue a si mesmo nem as pessoas. A generosidade começa com você e com seu extreme self care. Generosos com os outros estão buscando aprovação. No mundo exponencial precisamos de gente generosa em essência.
  • Abandone o que você sabe todos os dias, e solte a corda da vida. Você não controla nada a não ser a si mesmo. Deixe a vida se apresentar a você e dance com ela. O mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) acontece naturalmente. Entre neste flow sem rigidez.
  • Medite. Mindfullness é essencial para navegar no mundo exponencial.

Espero que esta reflexão ajude você a compreender que, enquanto estivermos presos a nosso ego – que deseja ter razão, levar vantagem, ser melhor, ganhar algo – seremos lineares.

Pessoas exponenciais já libertaram sua alma para o modus operandi SER, dividir, distribuir, andar em comunhão com a vida e nadar de braçada a favor e com a correnteza do mundo. Disrupte-se!


W Futurismo: Future School | Inovação Disrutpiva | Liderança Exponencial

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Especialista em desenvolvimento estratégico de liderança. Coach para C-Suite PCC/ICF. Pesquisadora de Futurismo e Empresas Exponenciais. Estrategista na construção de novas culturas corporativas. Diretora da W Aceleradora de Transformação de Negócios.

Comentários no Facebook