suíça
Tecnologia

Drones irão ajudar hospitais a realizar entregas urgentes na Suíça

A iniciativa tem potencial para salvar inúmeras vidas no futuro

A empresa Matternet está testando um novo serviço de entrega com drones na Suíça. As máquinas voadoras seriam capazes de transportar sangue e medicamentos entre hospitais, viajando de forma rápida, confiável e segura.

Um novo serviço de entrega de drones na Suíça

Atualmente, os hospitais carregam suprimentos médicos usando empresas terceirizadas ou empresas de transporte privado urbano. O problema é que estes serviços são muitas vezes caros, não confiáveis e, acima de tudo, incapazes de entregar as provisões em tempo hábil.

Pensando em todos estes aspectos, a Matternet pretende oferecer um transporte rápido e confiável de amostras de diagnóstico e itens médicos entre instalações de saúde. A empresa propõe que cada hospital tenha própria base de drones, mantendo as máquinas à disposição para missões médicas.

suíça 01

A Matternet pretende oferecer um transporte rápido e confiável (Crédito: Matternet)

A Matternet projetou uma estação-base automatizada que pode ser instalada no estacionamento ou na cobertura dos hospitais. Para enviar um pacote, basta colocar os itens dentro de um recipiente vermelho e encaixá-lo na estrutura. A estação então suga o pacote e conecta-o ao drone, que em seguida sobe aos céus:

De acordo com a empresa, uma vez em movimento, as máquinas voadoras têm inteligência suficiente para encontrar um caminho seguro sem colidir com edifícios, pessoas ou mesmo outras aeronaves.

Planos para o futuro

A empresa conseguiu uma licença especial do The Federal Office of Civil Aviation (FOCA) e tem planos para levar sua rede autônoma de drones para áreas mais povoadas na Suíça ainda neste ano. Se tudo correr bem, expandirá suas atividades para o resto da Europa, Estados Unidos e Japão.

suíça 02

Os drones poderiam viajar em torno de 20 km e carregar até 4 kg de suprimentos (Crédito: Matternet)

As entregas médicas são uma maneira comercialmente viável de usar drones. Com o crescimento exponencial da tecnologia, a tendência é que tanto as máquinas voadoras quanto as estações-base da Matternet se tornem financeiramente mais acessíveis, levando mais pessoas a adotá-las.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Futuro Exponencial é um site dedicado a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade. Contate-nos: contato@futuroexponencial.com

Comentários no Facebook