A empresa Matternet está testando um novo serviço de entrega com drones na Suíça. As máquinas voadoras seriam capazes de transportar sangue e medicamentos entre hospitais, viajando de forma rápida, confiável e segura.
Um novo serviço de entrega de drones na Suíça
Atualmente, os hospitais carregam suprimentos médicos usando empresas terceirizadas ou empresas de transporte privado urbano. O problema é que estes serviços são muitas vezes caros, não confiáveis e, acima de tudo, incapazes de entregar as provisões em tempo hábil.
Pensando em todos estes aspectos, a Matternet pretende oferecer um transporte rápido e confiável de amostras de diagnóstico e itens médicos entre instalações de saúde. A empresa propõe que cada hospital tenha própria base de drones, mantendo as máquinas à disposição para missões médicas.

A Matternet projetou uma estação-base automatizada que pode ser instalada no estacionamento ou na cobertura dos hospitais. Para enviar um pacote, basta colocar os itens dentro de um recipiente vermelho e encaixá-lo na estrutura. A estação então suga o pacote e conecta-o ao drone, que em seguida sobe aos céus:
De acordo com a empresa, uma vez em movimento, as máquinas voadoras têm inteligência suficiente para encontrar um caminho seguro sem colidir com edifícios, pessoas ou mesmo outras aeronaves.
Planos para o futuro
A empresa conseguiu uma licença especial do The Federal Office of Civil Aviation (FOCA) e tem planos para levar sua rede autônoma de drones para áreas mais povoadas na Suíça ainda neste ano. Se tudo correr bem, expandirá suas atividades para o resto da Europa, Estados Unidos e Japão.

As entregas médicas são uma maneira comercialmente viável de usar drones. Com o crescimento exponencial da tecnologia, a tendência é que tanto as máquinas voadoras quanto as estações-base da Matternet se tornem financeiramente mais acessíveis, levando mais pessoas a adotá-las.